A forte chuva que caiu sobre Itajubá na noite desta terça-feira (27) ainda traz problemas para a cidade. O secretário de Defesa Social, professor Antônio Benedito Rosa, destacou como ocorrências mais críticas aquelas que acontecem no bairro Santa Rosa, onde foram registrados deslizamentos de terra e rolamentos de pedras, com algumas residências sendo atingidas.
Após o ocorrido a Defesa Civil interditou ao todo nove casas que estavam em situação de risco e a Secretaria de Defesa Social entrou em ação para minimizar os transtornos aos moradores.
A equipe da Defesa Civil também se deslocou para o bairro Cantina, onde atendeu uma senhora cuja casa praticamente desabou em função de enxurradas, lama e a queda de uma árvore. Felizmente não houve registro de feridos em Itajubá. A interdição das casas no bairro Santa Rosa se deu de maneira preventiva, para preservar a integridade física das pessoas.
Ainda existe risco de deslizamentos no Santa Rosa, uma vez que a encosta no bairro é bastante íngreme, coberta por terra e árvores, mas com uma laje imensa de pedras. A medida que as chuvas vão caindo, explica o secretário, a água vai se infiltrando e há o risco de deslizamento daquela terra sobre as moradias que estão no plano imediatamente abaixo.
A Prefeitura de Itajubá está fazendo um levantamento das regiões em situação de risco, em atenção à situação, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Associação dos Moradores do Bairro Santa Rosa se reuniram para orientar e disponibilizar os serviços sociais às famílias desabrigadas. As famílias cujas casas foram afetadas foram cadastradas e estão abrigadas em casas de parentes.
No que diz respeito ao Rio Sapucaí, não existe risco iminente de transbordamento. A intensidade das chuvas já está diminuindo e a previsão é de que não chova neste final de semana.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM