A área de Assistência Social em Itajubá está caminhando para se transformar em referência em termos de atendimento e recursos. Além de ganhar mais um CRAS para melhor suprir a demanda da população, a cidade terá ainda um CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social. O órgão visa a proteção especial de cidadãos que já têm vínculos interrompidos e direitos violados, com o acompanhamento das famílias que estejam nessa situação.
A Assistência Social já estuda o melhor local para se instalar o CREAS, em área central da cidade, para atender todos os bairros. No órgão, o trabalho é voltado a resgatar os laços e vínculos de um determinado indivíduo com a sociedade, por exemplo, como o programa Liberdade Assistida, a proteção social imediata e atendimento às pessoas em situação de violência, que estejam com os direitos violados, entre outros. Os casos são divididos em alta e média complexidades, e cada público alvo terá um tipo de atendimento e abordagem.
“Este será mais uma conquista para Itajubá. No CREAS, teremos toda uma equipe especializada em abordagem social, com psicólogo, advogado, assistente social, entre outros. Com certeza, nossa cidade irá agradecer por mais este serviço implantado de Itajubá”, comemorou a secretária de Assistência Social, Maria de Lourdes de Morais e Silva.
Tanto o CRAS quanto o CREAS aguardam a aprovação na Câmara Municipal para ser implantado do município.
Para quem?
Além de crianças e adolescentes, o CREAS irá atender também famílias e indivíduos que vivenciam violações de direito por violência física, psicológica, sexual, negligência; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida socioeducativa ou de proteção, mendicância, abandono, vivência de trabalho infantil, discriminação sexual, racial ou étnica, descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família e do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), entre outros.
Fonte: Secom-Itajubá