Dentre as inúmeras maneiras de ter acesso a dados cadastrais para a aplicação de golpes, o celular é um dos equipamentos mais utilizados por criminosos. O delegado da Polícia Civil Dr. Kalil Ribeiro alerta a população sobre um golpe que utiliza o serviço de mensagens no celular para ter acesso à conta bancária das vítimas.
Para a efetivação deste golpe os criminosos encaminham mensagens de texto para o telefone das vítimas alegando ser do banco e com dizeres como “conta bloqueada”, “atualização de dados cadastrais” ou “cartão bloqueado”. A ideia destes estelionatários é que o indivíduo forneça seus dados cadastrais para que sejam utilizados em golpes. Através das mensagens os indivíduos são solicitados a retornar as ligações ou acessar algum site específico. Em alguns casos os criminosos também entram em contato através de e-mail.
O delegado alerta então que as agências bancárias não fazem esse tipo de contato. A orientação para quem receber esse tipo de mensagem é não responder, ligar para o número ou clicar em qualquer link. Em caso de dúvida, vá até sua agência bancária para esclarecimentos.
Fonte: Conexão Itajubá / Rádio Panorama FM