Hoje, vivendo uma situação desafiadora política e economicamente, o Brasil precisa de um impacto para se reerguer e grande segredo para isso está na educação. Os quatro pilares da educação são conceitos de fundamento da educação baseados no Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI e trazem o que toda criança, independente da sua origem ou classe social, precisa ter para se desenvolver em sua plenitude.
Alex Arcanjo falou ao Conexão Itajubá sobre a importância da educação e sobre os quatro pilares propostos pela UNESCO, a saber, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Para o educador é interessante notar que os dois primeiros pilares já existem nos colégios de hoje, preparando os estudantes para o vestibular com conhecimento cognitivo.
Aprender a conhecer e aprender a fazer permitem à criança memorizar, raciocinar, refletir e pensar abstratamente. As escolas cumprem bem o seu papel com os dois primeiros pilares, no entanto, o terceiro e quarto pilares, aprender a conviver e aprender a ser, acabam ficando negligenciados em função do foco dado aos primeiros.
As empresas contratam por competências, mas demitem por comportamentos. O impacto na vida profissional da negligencia com os pilares aprender a conviver e aprender a ser é grande, as pessoas não sabem trabalhar em equipe e tem dificuldades nas relações socioemocionais. A nova geração é principalmente prejudicada por estar em um cenário bastante diferente de alguns anos atrás quando havia oportunidades de interação.
O desenvolvimento as aptidões socioemocionais, em vista do novo cenário onde pais e mães saem de casa para trabalhar, fica também por conta da escola e qualquer organização envolvida com essas crianças. É um trabalho em equipe e todos precisam fazer a sua parte para a educação dos jovens.
Pessoas interessadas em mais informações sobre os quatro pilares da educação podem entrar em contato com Alex Arcanjo através do projeto O Líder em Mim. Contato pelo telefone (35) 3622 8140 ou pelo facebook do Instituto Arcanjo.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM