O aluno Rafael dos Reis Pereira, do terceiro ano do curso de Ciências Atmosféricas da Unifei (Universidade Federal de Itajubá), embarcou no navio Cruzeiro do Sul da Marinha do Brasil, no porto de Itajaí, em Santa Catarina, para participar do programa científico ACEx/CNPq.O estudante é orientado em seu projeto de iniciação científica pelo professor Arcilan Assireu, do Instituto de Recursos Naturais.
Na embarcação, além dos 32 tripulantes, viajam 16 pesquisadores de diversas universidades e instituições brasileiras: USP, INPE, Furg, UFSM, UFRJ, UFPR e Unifei. O grupo ficará 17 dias estudando, através de sofisticada instrumentação, os fluxos de momento , calor e gás entre oceano e atmosfera.
O projeto ACEx (Atlantic Ocean Carbon Experiment) objetiva estudar, por meios observacionais e modelagem numérica, os fluxos de calor, momento e CO2 na interface oceano atmosfera do Atlântico Sul. Com o ACEx será possível conduzir estudos multidisciplinares e abordar aspectos desta importante região oceânica do Hemisfério Sul, tais como as trocas de gases do efeito estufa (GEE), os níveis de concentração de CO2 na atmosfera e outros aspectos relevantes do clima do planeta Terra.
Aspectos da instabilidade da camada limite da atmosfera que influenciam no fluxo ar-mar vão ser investigados. Para isso serão estudadas regiões que apresentam um intenso contraste térmico oceânico, como o sudoeste do Oceano Atlântico, a zona costeira sul brasileira e a confluência Brasil-Malvinas.
O professor Arcilan Assireu, com a colaboração dos professores Alexandre Barbosa e Rodrigo Rodrigues, desenvolveu um método e um equipamento que embarcou e será utilizado nas etapas de parametrização do coeficiente de trocas gasosas. O equipamento, cuja patente já foi requerida, consiste em um sistema estabilizador para tomadas de cenas em plataformas de baixa estabilidade no mar.
Fonte: UNIFEI