Ponto de vista do Dicionário:
* Atenção é a aplicação da mente em alguma coisa*.
Ponto de vista pedagógico:
* É um atributo no aluno e no professor e a sua falta apresenta problemas de aprendizagem.*
Ponto de vista cerebral:
* É a parte de ligação entre que o que ocorre ao redor e o fenômeno da consciência.*
Quando uma criança não presta atenção às aulas, mas presta atenção nas conversas de adultos. vídeo- game, temas censurados etc…: é porque desvia a atenção a temas para ela, mais motivados.
*Atenção não é sinônimo de consciência.*
A Atenção está presente em todos os animais, por isso eles escapam aos predadores.( instinto). Nos seres humanos , seria a Atenção Útil, as informações captadas pela atenção e consideradas relevantes.
Exemplo: A mãe fazendo arroz, ela está com a sua atenção no arroz que está fazendo, mas a sua mente vasculha toda a casa e percebe todos os movimentos e sente qualquer ruído estranho ou cheiro forte. A mente é despertada e é chamada de consciência.
Quando a atenção e consciência se unem e entre elas ocorre uma sincronização, passa a existir interesse pela informação e ocorre uma série de reações.
A atenção trabalha em paralelo com a consciência. Essas informações são muito importantes para o professor e despertam reflexo sobre o cérebro humano.
A atenção e a consciência são elementos neurológicos e, portanto podem adoecer e podem ser educados. Além de se desenvolverem podemos afirmar que varia de pessoa para pessoa.
Quanto mais treinada for a área central do cérebro, melhor será o monitoramento das informações e melhor será a sua avaliação.
A atenção e consciência são estímulos essenciais em virtude do interesse e da motivação. Quanto maior for o volume de informações residentes na memória, mais pronto ele estará para ativar o seu atestado de Atenção.
*A consciência encontra-se numa posição hierárquica em relação à atenção. Ela exige prioridade que a atenção trata de executar.*
A mente humana é muito exigente quanto à atenção e, assim apresenta baixíssima tolerância à falta de coerência (verdade ou fantasia)
Uma informação incoerente à mente, esta busca uma resposta coerente e se ela faltar, o córtex inicia uma fantasia ou fabulação.
Exemplo: Quando se perde uma perna, continua-se sentindo a perna por certo tempo. O córtex supõe que o membro está no lugar, e ao não encontrá-lo, fecha-se na fantasia. Provoca o sentimento de dor. Esta dor ocorre no cérebro e não na perna. Toda informação que chega ao cérebro necessita de COERÊNCIA.
EXEMPLO DE FANTASIA:
O termo * cuspida e escarrada*
Quando se diz que alguém é a cópia * cuspida e escarrada* de alguém… quer dizer que as cópias parecem ter sido *esculpida em Carrara* (Itália) Como a mente não entendeu a informação, ela fantasiou com palavras aproximadas. Compartilha sugestões de recursos para aliviar problemas.
Nas salas de aulas podem sempre ocorrer essas fantasias, principalmente coma alunos tímidos. Eles fazem a fantasia e não têm coragem de verificar se são ou não verdadeiras.
Quando muito excitados, os barulhentos, os desatentos, os nervosos, os falantes etc… e estão nas salas de aulas, eles devem ser orientados e o ideal é abaixar a excitação com jogos ou mudanças de atividades mais tranqüilas.
Acompanhamento pessoal, individualizado e o professor deve saber como iniciar esse apoio.
Devemos saber o que está faltando a esse aluno, onde foi interrompido o seu aprendizado.
Aulas expositivas longas, verbalizações extensas pelo professor, controle da disciplina rigoroso, posturas estáticas, tarefas rotineiras sem interesse…
O que pode ocorrer com aluno com desatenção? A atenção do aluno *foge* das aulas e vai par o futebol, tv, barulhos, movimentação extra classe e outros. Já que o seu corpo não pode sair da sala… a sua mente *pode*.
*Monotonia é a companheira da desatenção*
Horário mal feito, como repetir aulas no mesmo dia e até uma atrás da outra, aulas lógicas em seguida, pouca recreação. Todo cuidado deve ser dado na formatação de horários, pois já sabemos que o nosso cérebro só aceita ficar em atenção absoluta por determinado tempo e esse tempo como sabemos, é de 15 minutos +- em cada hora aula. De 15 em 15 minutos a nossa mente* foge* e com portadores de desatenção ela não costuma retornar no assunto em andamento. Por isso as aulas devem ser dinâmicas, movimentadas e com sabedoria e não só com conhecimento.
Alunos não enxergam ou não escutam bem. Fantasiam respostas para justificar conhecimentos.
Pode ocasionar ansiedade, e aqueles que procuram videntes, regressões, só para se justificarem, isto é… vão para a FANTASIA.
O aluno que não presta atenção, em muitos casos, não o faz porque não quer ou porque apresenta alguma doença cerebral. As vezes, ele é vítima de recados incoerentes ou informações acima de sua compreensão ou fora de lógica. E ele se torna desatento. (tímido…)
Alunos desregulados para situações primárias. Ou desregulados mentais (neurológicos). É difícil ter a resposta correta, mas permissividade e castigos não são as saídas corretas e desejáveis.
A permissividade não resolve o problema de desatenção. O professor deve ser firme, coerente e deve definir com extrema clareza seus limites. Claro que essas atitudes devem ser apoiadas pelos pais ou responsáveis.
Ser excessivamente *bonzinho* e fingir que não vê o aluno desatento e ser excessivamente *rigoroso*, não vai ajudar o aluno: só irá prejudicá-lo ainda mais.
O rigor e a crítica indesejáveis, acentuam para que o aluno tenha a sua estima em baixíssimo nível, comprometendo o seu aprendizado e a sua felicidade.
**TUDO DEVE SER EQUILIBRADO PARA QUE HAJA POSSIBILIDADE DE MANTER A ATENÇÃO DOS DESATENTOS**.
Quando deprimidos, ansiosos e com transtornos emocionais: há falha na atenção. Torna-se grave quando esses não são perceptíveis ou quando o aluno oculta (camufla). A ajuda particular é muito importante para esse aluno, para vencer o seu estado emocional. É perigoso quando o aluno oculta o problema e se o professor estiver atento… uma simples conversa amiga, poderá ajudar e poderá transformar vidas…
Representam sistemas cognitivos diferenciados, mas mostram reciprocidade. Problemas ligados à memória de atenção, prejudicam a memorização e dificuldades em memorizar levam a distúrbios de atenção. (jogos, vocabulário apropriado)
*A FALTA DE ESTÍMULO ADEQUADO É O PROBLEMA CENTRAL DA DESATENÇÃO. *
Quando não é problema clínico, pode se considerar o despreparo do professor em mobilizar a atenção.
Orientação pedagógica precisa é a que transforma informações em conhecimentos e faz o seu aluno sempre expressar seus conhecimentos juntos com a habilidade adquirida.
Sem estímulos não existe aprendizagem…
O cérebro humano aprende e guarda o que aprendeu, quando devidamente estimulado.
Anotações não levam à memorização ( cópias sem fim…)
Decorar páginas e páginas…
Aprendizagem mecânicas…
Memorizar dados soltos ou condicionados…
Habituação…
O PROFESSOR é um participante ativo do processo de construção do conhecimento, cujo eixo central não é a MATÉRIA e sim o ALUNO.
*O MESTRE QUE TEM BAGAGEM EXPRESSIVA DE CONHECIMENTOS DEVE SABER OS SABERES DE SEUS ALUNOS E DAR-LHES MOTIVOS PARA TEREM ATENÇÃO.*
A atenção não é originária, apenas das atitudes do informante… sabemos que:
Os hemisférios cerebrais podem informar o que se passa em cada cérebro de nossos alunos. É importante ficar em contato com a literatura sobre cérebros ,isto facilitaria o nosso ensinar. Quando há lesão no hemisfério central esquerdo ou direito, uma série de atividades ficam diminuídas. A concentração é muito prejudicada.
O hemisfério esquerdo, atinge as áreas de linguagem e pode levar à *afasia* ou a perda da capacidade de falar; mas não perde a capacidade de comunicação (facial,mímica,símbolos etc…) levam a perda do texto.
No hemisfério direito, não leva a perda da fala, mas perdem a capacidade da capacidade do contexto. ( não interpretam textos, piadas ironias…)
Os dois lados do cérebro são importantes, o esquerdo cuida do texto e o direito do contexto. Portanto, uma aula ditada, não estimula o cérebro e não usa os dois lados do cérebro. Portanto ditar aulas??…
A contribuição das Inteligências Múltiplas é de grande valia para estimular a atenção. Pode ser usado o preferencial de cada aluno para estimular a sua própria atenção. (jogos…danças…teatros…) A estimulação deve ser usada de acordo com o tipo de inteligência e esta estará estimulando outras inteligências. Os estímulos corretos são desejáveis, mas só o interesse levará ao sucesso; aluno e professor. Pois se o aluno não estiver motivado, mesmo em atividades consideradas interessante, a sua atenção será focada para atrativos que possam estar acontecendo ao redor. Isto é DESATENÇÃO ou também focar a sua atenção no que for de maior interesse.
*MESTRE,*
NUNCA ROTULE SEU ALUNO,
NEM ANTES E NEM DEPOIS DE *TER CERTEZA* DAS SUAS DIFICULDADES…
USE A SUA ATENÇÃO E A SUA CRIATIVIDADE PARA SANAR ESTES OBSTÁCULOS.
USE A SUA ATENÇÃO *CONSTANTEMENTE*
ESPECIALIZE EM *ATENÇÃO* E SEU TRABALHO SERÁ UM SUCESSO.
* ATENÇÃO – CONCENTRAÇÃO – MEMORIZAÇÃO = APRENDIZADO EFICAZ*
*Celso Antunes*
*Internet*
*Experiência em sala de aula*
*Livros e artigos sobre Cérebro-Domann-Dellacato e outros…*