Ansiedade é considerada por muitos como o mal do século e só quem sente sabe o quanto é ruim, como explica a diretora da Cia. da Saúde, Sirlene Ribeiro. Segundo a terapeuta, existem os sintomas psicológicos e os físicos.
Os sintmoas psicológicos se caracterizam pelo medos irracionais, onde a pessoa perde o controle. Medo de barata, medo de andar de avião são exemplos de ansiedade patológica. São medos que limitam as pessoas. A pessoa nunca vai andar de avião, porque tem medo, exemplifica. É importante ressaltar que existem as ansiedades normais, que são as ansiedades do dia a dia, como o medo de não pagar as contas o medo de falar em público. O que não é normal é quando se torna uma obsessão, ou seja, a pessoa faz do problema um martírio.
Os sintomas físicos têm reflexo no corpo, como tensão muscular, insônia, bruxismo, vermelhidão, suor nas mãos.
Existem medicamentos para controle da ansiedade, mas que podem causar efeitos colaterais muito sérios. Já as atividades físicas liberam hormônios que restabelecem o equilíbrio perdido, sem efeito colateral algum. Musculação, dança, artes marciais são bons exemplos. Existe também o tratamento através da acupuntura, pois esta também estimula a circulação destes hormônios. “São hormônios que já estão dentro da gente: hormônio da felicidade, serotonina, endorfina”, explica Sirlene.
Mais informações sobre as formas de tratamento podem ser obtidas pelo telefone (35) 36227900.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM