Será promovida às 19h da próxima terça-feira (25) uma audiência pública relacionada à elaboração do Plano Municipal de Saneamento. O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Ricardo Correa, fala um pouco sobre o que prevê o documento e explica que todos os municípios brasileiros tem o prazo de até 31 de dezembro de 2017 para entregar o plano aos ministérios das cidades.
O Plano Municipal de Saneamento envolve quatro eixos principais: abastecimento de água, drenagem de água pluvial, tratamento de resíduos sólidos e esgotamento sanitário. Em Itajubá há quase dois estão sendo feitos vários levantamentos com relação a esses eixos, principalmente a área de drenagem pluvial, que possui um impacto bastante peculiar na cidade.
O secretário convida toda comunidade, presidentes de associações de bairros e órgãos públicos para participar da audiência, que tem por objetivo principal ouvir a população e suas necessidades.
Também há uma grande preocupação com os bairros rurais, onde grande parte dos resíduos orgânicos é lançada diretamente nos cursos d’água. Um diálogo com a COPASA está sendo levado neste sentido.
Em Itajubá há tratamento de esgoto em mais de 90% do munícipio, mas se planeja melhorar o índice até 100%, preservando o Rio Sapucaí. Em termos de saneamento básico 91% dos itajubenses são atendidos.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM