A análise desta semana começa com uma boa notícia: caiu o preço do combustível, principalmente do etanol. Segundo o economista e diretor da Quanta Consultoria, Hector Gustavo Arango, a baixa não teve relação com nenhuma ação política, mas foi efeito da sazonalidade da safra da cana de açúcar.
Outra boa notícia é que foi liberado crédito de 2,5 bilhões de reais para compra de imóveis, no entanto com o índice de confiança do consumidor batendo recorde histórico de negativa será difícil que esse dinheiro seja efetivamente revertido em investimentos. O recurso também não garante nenhum horizonte de vendas tranquilo para a construção civil, então provavelmente se houver alguma demanda desse crédito será para imóveis que de alguma maneira já estavam esperando para ser vendidos ou por compradores que já haviam tomado a decisão e agora possuem uma condição melhor.
O crédito será liberado via Caixa Econômica e Banco do Brasil, com condições bastante vantajosas. O momento é ótimo, mas é preciso cuidado para fazer as contas na ponta do lápis e saber quanto irá se endividar e comprometer. A presidente Dilma Rousseff também entregou 21 mil unidades residenciais do financiamento Minha casa Minha Vida.
Mais do que nunca o momento é de muita cautela nas finanças pessoais. Talvez não seja tão necessário exercer o consumo e muitos produtos que antes eram comprados novos estão sendo reinventados.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM