Depois de três meses sem óbitos por Covid-19 em Itajubá, com 423 registros confirmados, dois pacientes vieram a óbito como consequência do vírus, segundo informa o Boletim Epidemiológico publicado pela Prefeitura dia 7 às 22h. Ambos tinham comorbidades. O número de pacientes em tratamento hospitalar por covid também aumentou de 4 para 7.
Segue o boletim oficial:
* Na data de hoje (7), Itajubá contabiliza 2 (dois) novos óbitos confirmados para Covid-19:
– Paciente de 85 (oitenta e cinco) anos com comorbidades, falecido em 06/01
– Paciente de 63 (sessenta e três) anos com comorbidades, falecido em 07/01
O “Boletim Epidemiológico” é o canal oficial da Prefeitura Municipal de Itajubá para informar a população e profissionais de saúde do município sobre os últimos dados relacionados ao coronavírus na cidade. Ele inclui informações como os números e a taxa de ocupação em leitos de suporte ventilatório e de UTI do município.
Itajubá contabiliza, até o momento, 11.211 (onze mil duzentos e onze) casos confirmados de Covid-19, sendo 10.293 (dez mil duzentos e noventa e três) considerados curados, 493 (quatrocentos e noventa e três) em tratamento e 425 (quatrocentos e vinte e cinco) óbitos.
É de extrema importância que a população confie apenas e tão somente nos dados aqui publicados, evitando divulgar mensagens não-oficias e dados inverídicos sobre a doença, o que pode gerar medo e insegurança na população.
ENTENDA O BOLETIM
TOTAL DE CASOS CONFIRMADOS: soma de todos os casos de Covid-19 já confirmados na cidade (inclusive os que já se curaram), seja por exame laboratorial ou critérios clínico-epidemiológicos.
CASOS POSITIVOS EM TRATAMENTO: casos confirmados, seja por exame laboratorial ou critérios clínico-epidemiológicos, que ainda estão em fase de tratamento da doença.
CASOS CURADOS DE COVID-19: casos confirmados que cumpriram os 14 dias de quarentena e já não apresentam mais nenhum sintoma da doença.
CASOS DE ÓBITOS CONFIRMADOS: são os casos em que o paciente falecido já estava diagnosticado com Covid-19.
CASOS DE ÓBITOS EM INVESTIGAÇÃO: são os casos em que o paciente faleceu com suspeita de Covid-19, mas ainda não teve a comprovação por exames.
CASOS DE SÍNDROME GRIPAL: casos de paciente com quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, mesmo que relatada, acompanhada de tosse OU dor de garganta OU coriza.
EXAMES REALIZADOS (COVID-19) – REDE PÚBLICA E REDE PRIVADA: total de exames para Covid-19 realizados pelas redes pública e privada.
TAXA DE OCUPAÇÃO – UTI: porcentagem total de leitos de UTI ocupados no Hospital de Clínicas e Santa Casa.
TOTAL DE LEITOS OCUPADOS – UTI: total de leitos de UTI ocupados no Hospital de Clínicas e Santa Casa.
LEITOS OCUPADOS POR PACIENTES DE ITAJUBÁ – UTI: número total de pacientes de Itajubá internados em UTI no Hospital de Clínicas e Santa Casa.
LEITOS OCUPADOS POR PACIENTES DE OUTROS MUNICÍPIOS – UTI: número total de pacientes de outros municípios internados em UTI no Hospital de Clínicas e Santa Casa.
TAXA DE OCUPAÇÃO – LEITOS DE SUPORTE VENTILATÓRIO: porcentagem total de leitos de suporte ventilatório ocupados no Hospital de Clínicas e Santa Casa.
TOTAL DE LEITOS OCUPADOS – LEITOS DE SUPORTE VENTILATÓRIO: total de leitos de suporte ventilatório ocupados no Hospital de Clínicas e Santa Casa.
LEITOS OCUPADOS POR PACIENTES DE ITAJUBÁ – LEITOS DE SUPORTE VENTILATÓRIO: número total de pacientes de Itajubá internados em leitos de suporte ventilatório no Hospital de Clínicas e Santa Casa.
LEITOS OCUPADOS POR PACIENTES DE OUTROS MUNICÍPIOS – LEITOS DE SUPORTE VENTILATÓRIO: número total de pacientes de outros municípios internados em leitos de suporte ventilatório no Hospital de Clínicas e Santa Casa.
ORIENTAÇÕES
Pessoas com sintomas leves de gripe devem permanecer em casa e tomar os devidos cuidados (repouso, boa alimentação e hidratação). Se além dos sintomas comuns houver falta de ar, dificuldade para deglutir e dor de garganta, a pessoa deve procurar a unidade de saúde do seu bairro para receber o atendimento e as devidas orientações.
CONFIRA ABAIXO AS INFORMAÇÕES ATUALIZADAS ÀS 22H DO DIA 7 DE JANEIRO DE 2022: