O 2º Pelotão de Bombeiros Militar (2º Pel BM), em Itajubá (Sul de Minas), participou, no dia 21, da III Barqueata Ecológica da Engenharia Hídrica da Universidade Federal de Itajubá, evento que acontece anualmente e promove situações de campo com os alunos do primeiro ano. Nesses eventos, os calouros podem vivenciar situações reais envolvendo os recursos hídricos, seu futuro campo de atuação.Este ano o evento contou com a participação de cerca de cinquenta alunos, professores e funcionários do curso.
O Corpo de Bombeiros de Itajubá participa, desde sua 1ª etapa, criando vínculo e demonstração de profissionalismo e dando suporte técnico na área de Prevenção Contra Acidentes Aquáticos, capacitando cerca de oitenta alunos, professores e funcionários da Unifei, envolvidos com o curso de Hídrica desde sua criação.
A equipe que atuou na terceira edição não hesitou em realizar os serviços de prevenção, bem como de desobstrução do Rio Sapucaí, com suas fortes correntezas e uma árvore da espécie eucalipto (cerca de 20m de comprimento) que não permitia aos alunos e participantes darem continuidade ao evento. Com estudo e prevenção, a equipe, contando com uma motosserra pôde seccionar parte da árvore, permitindo assim que os alunos continuassem o percurso de 27km entre o município de Piranguinho e o Distrito de Olegário Maciel, para analisar e presenciar as inúmeras intervenções humanas no rio, como a ocupação das margens, extração de areia através de dragas, desmatamento, captação de água para irrigação, despejo de efluentes, entre outros.
Mesmo com as dificuldades durante o percurso, os alunos realizaram paradas, para atividades acadêmicas, como operação de GPS de navegação; georreferenciamento e documentação fotográfica de pontos de lançamento de efluentes, dragas, erosões, etc; amostragem de qualidade de água com sonda multiparâmetros e plantio de mudas de árvores no trajeto do Rio Sapucaí.
A equipe do Corpo de Bombeiros atuou com 4 militares, dois barcos e apoio do Exército Brasileiro ( 4° BEComb ) e Polícia Militar do Meio Ambiente.
Fonte: 2° Pel BM ? Itajubá.