São Paulo – A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) sofreu forte queda na tarde de hoje (22) e, às 17h18, registrou queda de 10,03%, aos 35.127 pontos. O resultado fez com que o pregão fosse suspenso por 30 minutos, mecanismo denominado circuit breaker, que serve para suavizar movimentações bruscas nas negociações de compra e venda. O pregão deve retomar as negociações daqui a pouco, às 17h48.
Quando ocorreu a paralisação, não havia nenhuma ação em alta. Em baixa estavam ações das empresas TIM Part S/A ON (-20,34% ), ALL Almert Lat (-18,21%) e Vivo PN (-18,16%).
De acordo com o Ibovespa, principal índice da Bolsa de São Paulo, ações de bancos também contribuíram para a queda, como ações do Unibanco UNT (-13,09%), Bradespar PN (-11,23%), Itaú Bank PN (-10,78%), Banco do Brasil ON (-9,81%), Itaúsa PN (-9,70%) e Bradesco PN (-9,68%).
Medida provisória publicada hoje no Diário Oficial da União autoriza o Banco do Brasil e a Caixa Econômica a comprarem ativos de instituições financeiras.
A Medida Provisória nº 443 autoriza a criação da empresa Caixa – Banco de Investimentos S.A., sociedade por ações, subsidiária integral da Caixa Econômica Federal, com a finalidade de explorar atividades de banco de investimento.
A norma libera também o Banco Central do Brasil para realizar operações de swap (contratos que trocam os rendimentos em juros pela oscilação da moeda estrangeira) com bancos centrais de outros países, nos limites e condições fixados pelo Conselho Monetário Nacional. Leia mais ao lado.
Fonte: Agência Brasil