A Câmara Municipal iniciou o processo para implementar, juntamente com a equipe responsável, o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção na Casa Legislativa de Itajubá. O programa é voltado a todos os gestores das organizações públicas, com a finalidade de reduzir os níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos.
O PNPC é uma proposta inovadora adotada pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), com coordenação e execução pelas Redes de Controle nos Estados, patrocinada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Controladoria-Geral da União (CGU). Ele tem como objetivo mostrar à sociedade o compromisso do gestor público com a integridade da sua organização, a proteção à corrupção e maior qualidade na prestação de serviços, além de contar com maior segurança para a tomada de decisões.
Através do programa, a CMI poderá fazer um investimento de melhor custo-benefício, evitando desperdícios que poderiam estar sendo empregados em outras atividades, contará com uma consultoria gratuita e contínua e terá acesso a treinamentos, capacitações e ferramentas específicas para prevenir, detectar, investigar, corrigir e monitorar continuamente a corrupção em sua organização.