Representado pelo Vice-presidente, José Maurício Carneiro da Silva; e pelo Gestor Walter Santos de Alvarenga, o Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas participou da “11º edição do Encontro de Presidentes e Gestores dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais”, realizado em Uberlândia-MG, entre os dias 21 e 24 de junho, promovido pela Secretária de Estado de Turismo de Minas Gerais – SETUR/MG e da Federação dos Circuitos Turísticos – FECITUR, evento que visou à capacitação dos presidentes e gestores de CT’s e o alinhamento de ações quanto às diretrizes de desenvolvimento do turismo, contando com a participação de representantes de 33 regiões turísticas do Estado.
A participação em eventos dessa natureza possibilita a atualização de informações sobre o turismo no Estado e conhecimento quanto às atuações dos CT’s, além de proporcionar a troca de experiências e a participação na construção coletiva da política do turismo minero. “O evento é uma oportunidade para enriquecimento profissional, além de nivelamento de informações, conceitos e diretrizes sobre o desenvolvimento do turismo em Minas Gerais. Os Circuitos Turísticos são atores fundamentais para garantir a continuidade dos programas realizados”, comentou o Gestor do CT Caminhos do Sul de Minas, Walter Alvarenga.
A Secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, lançou na quarta-feira, 23, durante o Encontro de Presidentes e Gestores, o livro Diretrizes de Política Pública do Turismo de Minas Gerais, que traça as diretrizes e orienta o desenvolvimento turístico, contribuindo para integrar a política sócio-econômica do Estado de forma planejada, organizada e sustentada, e apresentou também os resultados dos três anos e seis meses de gestão frente à pasta e ouviu sugestões e proposições para o fortalecimento do turismo mineiro para os próximos anos.
Na ocasião, Érica Drumond entregou para os representantes do CT Caminhos do Sul de Minas o compêndio com as Diretrizes da Política Pública de Turismo de Minas Gerais. “Este documento é fundamental para direcionar o planejamento e as ações dos Circuitos Turísticos e dos municípios, pois aponta o caminho para a gestão da atividade turística voltada para o desenvolvimento econômico do Estado”, expressou o Vice-presidente do CT Caminhos do Sul de Minas, José Maurício.
Também no dia 23 foi realizado o “Momento FECITUR”, com debate sobre as atuais necessidades enfrentadas pelos Circuitos Turísticos, observando-se que a grande maioria passa por momentos de dificuldades de sustentabilidade, comprometendo resultados. Assim, foi gerado um documento para encaminhamento à SETUR/MG, onde os CT’s reivindicam: – Que projetos municipais tenham aval do Conselho Municipal de Turismo e do Circuito Turístico para liberação de recursos Federal e Estadual; – Sustentabilidade dos Circuitos; – Profissionalização de gestores com certificação pela SETUR; – Atenção à região Norte e Leste de Minas; – Aumento do Orçamento da SETUR para maior investimento no Programa de Regionalização do Turismo do Governo do Estado; – Parcerias diretas dos Circuitos Turísticos com os Órgãos do Governo Estadual.
Como propostas de diretrizes para o desenvolvimento do turismo em Minas Gerais, para os próximos anos, os Presidentes e Gestores elaboraram um documento que será encaminhado ao Conselho Estadual de Turismo – CET, para inclusão na Política Pública de Turismo com os seguintes “eixos temáticos”: Regionalização do turismo; Segmentação e diversificação da oferta turística; Pesquisa e informação turística; Promoção e apoio à comercialização; Qualificação da superestrutura; Infraestrutura pública e transportes; Normatização do turismo;
Fomento à iniciativa privada.
“Considero que este encontro foi muito importante para reforçar, em todos, o papel dos Circuitos Turísticos na construção da Política Pública de Turismo de Minas Gerais. Evidenciou também que os resultados dependem do comprometimento e competências de cada profissional envolvido com o desenvolvimento turístico. As diferenças das regiões mineiras provocam dificuldades que afetam a sustentabilidade das instâncias de governança. Porém, todos foram chamados a se unir para pensar em soluções conjuntas para o fortalecimento de cada Circuito e, consequentemente, de todo turismo de Minas Gerais”, concluiu o Gestor do CT Caminhos do Sul de Minas, Walter Alvarenga.
Fonte: Objetiva Comunicação Estratégica