Cinco meses após o lançamento da campanha “Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida”, que visa coibir a mistura álcool e direção, a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) comemora a adesão da população às blitze e a redução dos acidentes de trânsito em Belo Horizonte. Desde o início da campanha, mais de dez mil motoristas foram abordados nas ruas da cidade, resultando em quase mil autuações por crime ou infração de trânsito. A média mensal de acidentes aos finais de semana, neste ano, também caiu 18%, de julho a dezembro. Quando o recorte trata de acidentes com vítimas, a redução chega a 30% nos três primeiros meses da Sou pela Vida, em comparação ao mesmo período do ano passado.
Em julho, quando a campanha foi lançada, Belo Horizonte apresentava uma média de 603,25 acidentes de trânsito (com e sem vítima) por final de semana. Já no mês de dezembro, com as blitze em pleno funcionamento, a média de acidentes caiu para 493,75 por final de semana. Os números representam uma queda de 18,16%. Já a média de acidentes com vítimas no final de semana, entre meia-noite e 5h caiu de 18,79 registros, nos meses anteriores ao lançamento da Sou pela Vida, para 13,10, durante a campanha.
Em números absolutos, 10.251 veículos foram abordados de 14 de julho a 25 de dezembro. Deste número, 938 motoristas foram autuados, sendo 695 por infração de trânsito e outros 243 por crime de trânsito. As infrações de trânsito foram registradas devido à constatação de teor etílico entre 0,14 mg/l e 0,33 mg/l por parte dos condutores, ou ainda por recusa dos abordados em realizar o teste do bafômetro. Todos os motoristas nestas condições foram punidos com multa no valor de R$ 957,70 e tiveram as habilitações recolhidas. Já os crimes de trânsito são decorrentes dos casos em que o motorista soprou o etilômetro e o aparelho acusou teor etílico acima de 0,34 mg/l. As penalidades, para esses casos, foram multa, recolhimento da carteira e processo criminal.
Adesão da sociedade
Desde o lançamento da campanha, houve uma redução dos índices de flagrantes de crimes e infrações de trânsito oriundos do excessivo consumo de álcool pelos motoristas. No primeiro final de semana de blitze (dias 14, 15 e 16 de julho), foram 18 crimes e 46 infrações de trânsito por embriaguez, números que caíram para 7 e 17, respectivamente, no último final de semana de abordagens (23, 24 e 25 de dezembro). Do total de condutores autuados por embriaguez, nesses cinco primeiros meses da campanha, cerca de 92% são homens e a maioria (39%) tem entre 26 e 35 anos.
Somente após o dia 5 de agosto, quando teve início a fase definitiva da campanha, em que a recusa ao teste do bafômetro passou a ser considerada punição administrativa, 265 motoristas de um total de 8252 abordados se recusaram a fazer o teste, o que representa um índice de 3,2% de recusas. A porcentagem representa uma significativa adesão da população à campanha “Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida”.
O secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada, considera essa adesão fundamental para o sucesso da campanha. “A população está se conscientizando de que bebida e direção não combinam e com isso estamos atingindo o objetivo de reduzir acidentes de trânsito envolvendo motoristas embriagados”, ressalta.
A campanha
Desde o dia 14 de julho, as blitze da campanha “Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida” fazem parte da rotina dos belorizontinos. As ações são realizadas de forma integrada entre a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e BHTrans, e têm horários e dias flexíveis, acontecendo preferencialmente de quarta-feira a domingo. Semanalmente uma equipe com representantes das corporações envolvidas nas blitze se reúne para definir os próximos locais de abordagens, baseada na avaliação de pontos onde há grande concentração de bares e também onde, estatisticamente, acontecem mais acidentes com pessoas alcoolizadas ao volante.
A Secretaria de Estado de Defesa Social coordena a campanha, que é resultado do trabalho do Comitê Gestor de Trânsito (CGT), criado em fevereiro pelo governador Antônio Anastasia, para diminuir o número de vítimas do trânsito. O comitê é composto por cerca de 30 instituições ligadas ao trânsito, como Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre outros. A campanha será, posteriormente, levada para cidades do interior de grande porte, como Juiz de Fora, Uberlândia, Governador Valadares e Montes Claros. Em um terceiro momento, cerca de 40 cidades polo de Minas Gerais também receberão as ações.
Fonte: Agencia Minas