Assumindo seu compromisso de atualizar e qualificar profissionais para o comércio, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itajubá realizou na tarde da última terça-feira, 26 de outubro, o workshop “Oportunidades para o varejo”. O evento ofereceu palestras com o objetivo de qualificar candidatos a atuarem como vendedores no comércio local, visando a proximidade do fim do ano, período em que as vendas sobem e, consequentemente, aumenta o número de contratações temporárias.
O workshop, promovido em parceria com o Sistema Nacional de Emprego (SINE) e o Centro Universitário de Itajubá/FEPI, por meio do curso de Psicologia, foi a etapa final de todo um trabalho minucioso que captou currículos e selecionou mais de 40 candidatos ao cargo de vendedor. “A ideia deste trabalho partiu da necessidade dos lojistas de encontrar profissionais de venda que tenham de fato o perfil para exercer a profissão. Para ser um bom vendedor, o candidato deve ter aptidão, boa comunicação e apresentação. O workshop veio justamente para orientá-los a respeito disso”, disse o Presidente da CDL, Cleber David.
Foram oferecidas as seguintes palestras: “Marketing Pessoal”, com Elenice Rocha; “Experiências pessoais”, com Rosimeire Franco Amaral (Via Mondo) e Lúcio Cândido dos Santos (Cesar Burg); “Relações Interpessoais”, proferida por Ângela Maria Teixeira, coordenadora do curso de Psicologia da FEPI; “O profissional de vendas na opinião do lojista”, com Vera Lúcia Mohallem (Casa Charles); e, por fim, “Dicas para um bom vendedor”, com Renato Mohallem, proprietário da loja A Mineira. Os candidatos também participaram de um coffe break com empresários da cidade, no qual puderam trocar experiências e fazer contatos.
Ellen Paula Coimbra Valentim, uma das participantes do curso, considerou o workshop uma ótima oportunidade para estar mais perto dos comerciantes e saber deles o perfil de profissional que estão procurando. “Achei o encontro muito válido; foi bastante proveitoso. Participei de outros cursos de vendas, mas este teve o envolvimento dos empresários, que expuseram a opinião deles sobre o vendedor ideal. Isso me ajudou, pois agora tenho uma noção geral do perfil que o comércio está buscando e, assim, posso me preparar melhor”, avaliou.
A gerente do SINE, Cláudia Rosa Mariano, destacou a importância desta parceria para a colocação de novos profissionais vendedores no mercado de trabalho. “O SINE ofereceu os candidatos cadastrados em seu banco de dados e a CDL veio com a proposta de formar estas pessoas antes de encaminhá-las ao mercado. Esta parceria foi fundamental para que eles agora sejam disponibilizados de forma qualificada e que atendam as necessidades dos comerciantes”, destacou.
O lojista interessado em contratar qualquer participante do curso deve entrar em contato com a CDL e identificar o seu perfil de vendedor ideal. A seleção será feita pela entidade e a contratação através do SINE. Mais informações: (35) 3622-3511.
Fonte: CDL