O Hospital Escola de Itajubá tem entre as cirurgias de alta complexidade que realiza a de transplantes renais. Este procedimento já credenciado pelo SUS tem trazido alegria aos beneficiados e esperança aos pacientes de hemodiálise.
Mas nem todos que tem o problema renal podem se submeter ao transplante, alerta Dr. Pablo Mesquita, coordenador do Departamento de Nefrologia do HE. O procedimento não é possível aos portadores de câncer e pessoas que tenham problemas cardíacos graves. Um estudo que é feito preliminarmente para avaliar as possibilidades do paciente.
A Enfermeira Rita Maciel, gerente de Enfermagem, que trabalha no HE há 27 anos diz que é uma emoção muito grande quando um paciente que está em tratamento de hemodiálise consegue a aprovação para fazer a cirurgia, uma vez que, feita a operação a condição de vida melhora muito.
O paciente transplantado, informa ainda Dr. Pablo, será acompanhado pela equipe médica para o resto da vida, em intervalos de consultas cada vez maiores, porém com uma vida normal, tendo alguns cuidados com a dieta mas podendo trabalhar e exercer suas atividades normalmente.
Cerca de 2700 pessoas poderão ser beneficiadas com este serviço do HE. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 35 36297606.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM