O Centro de Tratamento Laura Saia Palombo é um dos maiores especialistas de Itajubá e região no tratamento de dependentes químicos. O centro trabalha no já consagrado sistema dos doze passos dos alcoólicos anônimos e dos narcóticos anônimos. Gustavo Carvalho, coordenador do Centro de Tratamento Laura Saia Palombo explica que o centro trabalha principalmente a conscientização de que a dependência química é doença progressiva, incurável e fatal.
Uma vez dependente, a pessoa vai lutar contra a dependência para o resto da vida. Por isso a questão das 24 horas é tão importante, “é só por hoje” é um alívio imenso para aquela pessoa que, depois de anos como usuária, se vê numa situação em que nunca mais vai poder usar a droga, explica Gustavo.
O Centro de Tratamento Laura Saia Palombo conquistou recentemente recurso do Governo Federal para tratamento de dependentes químicos de Itajubá e região. Após cerca de 1 ano sem qualquer recurso o centro, ele foi contemplado e agora pode realizar internações via Governo Federal. Isso significa que não há custo nenhum para a família do dependente.
O centro, no entanto, não possui internação compulsória e cabe à prefeitura municipal fazer a triagem daquelas pessoas que serão atendidas. Como se trata de uma comunidade, a única internação adotada é a voluntária. Para triagem, procurar a Policlínica da Varginha com as psicólogas Fabiana ou Ana Lúcia. As vagas ainda estão abertas.
O recurso abrange todo o tratamento, hospedagem, alimentação e tratamento para a família. O centro pode ser procurado diretamente, no entanto é obrigatória a apresentação do atestado médico para a internação, de preferência de um psiquiatra. Também são feitas internações particulares.
O recurso do Governo Federal se dá num período de 12 meses prorrogáveis, assim como o recurso estadual que deve vir em breve. O Centro de Tratamento fica na Avenida Silvestre Antonio Junqueira Ferraz184, Boa Vista, telefone 4105 0303.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM