Para celebrar a data, será lançada a Linha do Tempo do Cetec, uma compilação cronológica de marcos históricos e projetos de maior importância da instituição
A Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec), vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes), completa 40 anos nesta quarta-feira, dia 21 de março. Para celebrar a data, será lançada a Linha do Tempo do Cetec, uma compilação cronológica de marcos históricos e projetos de maior importância da instituição.
O presidente do Cetec, Marcílio César de Andrade, avalia os 40 anos como uma trajetória muito positiva. “O Cetec sempre atuou na busca de dar uma base de informação para as empresas e para o estado de Minas Gerais”, avalia o presidente.
A Linha do Tempo recupera projetos como o primeiro contrato do Cetec para a operação da planta piloto de flotação de pirocloro, minério de nióbio em Araxá, para a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM). A participação do Cetec ajudou a colocar a CBMM como uma das principais exploradoras do nióbio no país. Em 1974, o Cetec foi escolhido pelo Governo de Minas para representá-lo tecnicamente e inspecionar as obras e a montagem industrial da planta da Fiat, em Betim. Projetos desse tipo mostram como a história do Cetec se confunde com a de Minas Gerais.
O presidente Marcílio César de Andrade conta que os projetos na área ambiental foram iniciados já nos primeiros anos da Instituição, ainda na década de 1970. “O Cetec tem tecnologia aliada à preservação de meio ambiente, em iniciativa inédita no período, e esteve envolvido na criação da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, que foi uma decisão de vanguarda”, afirma.
O Cetec realiza o monitoramento da qualidade de gasolina, óleo diesel e etanol de Minas Gerais, sendo responsável pela análise de metade dos combustíveis do Estado. Como parte do projeto Águas de Minas, do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), o Cetec é responsável pela coleta e análise das águas do Estado.
Outro importante projeto do Cetec foi o desenvolvimento da tecnologia, posteriormente patenteada, do processo de coloração de aços inoxidáveis. O relato ainda lembra da instalação da pioneira Sala Limpa, primeiro laboratório do país com estrutura capaz de realizar a análise da presença de alumínio em amostras de água de hemodiálise e do sangue de pacientes com insuficiência renal. Mais recentemente, o Cetec desenvolveu o Mapa de Solos de Minas Gerais em conjunto com a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Universidade Federal de Viçosa e Universidade Federal de Lavras, e foi um dos parceiros no lançamento do Geopark Quadrilátero Ferrífero, programa da Unesco.
A Linha do Tempo também ilustra o momento de transição da Instituição, com a celebração do seu passado e as expectativas de novos investimentos após a firmação do convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). “A experiência acumulada nesses 40 anos nos permite visualizar um futuro promissor com a aproximação com a indústria”, conclui Andrade.
Criação do Cetec
A idealização de um Centro Tecnológico se deu pelo interesse mútuo da comunidade científica e do campo político para dotar Minas Gerais de um instrumento autossuficiente e autônomo que combinasse ciência, tecnologia e planejamento, para garantir o desenvolvimento industrial, econômico e social no Estado de Minas Gerais.
Convênio Cetec Senai
O Cetec-Senai é o convênio entre o Governo do Estado, a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superios (Sectes) e o Cetec, com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para consolidar o Cetec como o maior centro de inovação no país. A parceria pretende aproximar o conhecimento científico e tecnológico com as demandas da indústria mineira, visando o desenvolvimento da economia do Estado.
Fonte: Agência Minas