Dr. Hélio Alves, cirurgião pediátrico do Hospital Escola de Itajubá e também professor da Faculdade de Medicina de Itajubá, implementou recentemente no município uma técnica cirúrgica inovadora para recém-nascidos que sofrem de Gastrosquise.
A Gastrosquise é basicamente uma malformação fetal da parede abdominal, caracterizada por uma fenda/abertura localizada à direita do cordão umbilical. Esta abertura acaba por deixar alguns órgãos para fora do feto, como intestinos, estômago e fígado. A patologia pode ser identificada através de ultrassonografia à partir da 12ª semana gestacional.
O cirurgião explica que o procedimento para solucionar a Gastrosquise consiste em fazer retornar os órgãos salientes para dentro o abdômen e que ométodo tradicional de tratamento primeiramente encaminha o recém-nascido para a UTI e apenas após uma maior estabilidade, cerca de 10 a 15h após o nascimento, a criança é encaminhada para um centro cirúrgico.
Dr. Hélio descreve então as complicações que o bebê pode sofrer devido ao tempo de exposição dos órgãos ao ar, mesmo recebendo todo o cuidado adequado para este tipo de situação. Com o novo procedimento, a criança não precisa passar por uma cirurgia de grande complexidade, receber anestesia geral ou fortes doses de medicação.
Em 2014 um cirurgião argentino desenvolveu uma técnica para que a cirurgia possa acontecer durante o parto, e, inspirado neste trabalho Dr. Hélio realizou o procedimento inovador, há cerca de 20 dias, em Itajubá. A mãe e a criança passam bem e sem complicações. Confira os detalhes na entrevista.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM