A mini cracolândia de Itajubá é um tema recorrente quando se fala em segurança pública e para tratar do assunto o Conexão Itajubá conversou com o Comandante da Guarda Municipal de Itajubá, Adílson José. Ele conta que na Rua Ivan Santos Pereira, às margens do Rio Sapucaí, realmente estava uma situação muito complicada, com grande número de usuários de drogas e traficantes.
Diante dessa situação, houve reuniões entre a Prefeitura, Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal. Foram instalados holofotes, câmeras de monitoramento de alta resolução, e policiamento constante da guarda municipal, polícia militar e polícia civil que já tem ali uma investigação forte para identificar os traficantes.
É realizado com esses usuários de drogas um trabalho de desenvolvimento social através do secretário Robson e a sua equipe, para ajuda-los. Infelizmente traficantes aproveitando das fraquezas desses dependentes, utilizam essas pessoas para esconder drogas e outros produtos ilícitos neste local.
O fato de os usuários saírem daquele local facilita o trabalho de identificação dos traficantes, antes camuflados no grupo. Entretanto, ao mesmo tempo, esses dependentes se tornam pedintes agressivos nas praças públicas, em frente a supermercados e igrejas. Caso a pessoa se recusa a dar dinheiro, gera uma situação desagradável, que pode incluir ameaça de aranhar carro, ou até o enfrentamento.
As instruções da própria guarda municipal tem dado é de que as pessoas não deem dinheiro para essas pessoas e a partir do momento que elas se sentirem lesadas, elas devem procurar os órgãos competentes para estar tomando todas as providencias, e aplicar soluções cabíveis a eles.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM