Começa oficialmente hoje (11) o FICA (Festival Itajubense de Cultura e Arte) com a peça A Brava às 17h no Palco Carneiro. Max Raimundo, produtor da peça A Brava, explica que será uma peça de rua do Grupo Brava Companhia e que conta a história de Joana D’Arc, mostrando como aconteceram várias execuções na história. A peça é livre e dura cerca de 1h40.
Outra encenação desta quarta-feira (11) é a peça O Rio, inspirada no poema Homônimo de João Cabral de Melo Neto que trata a rotina do Rio Capibaribe, a peça traz algumas cenas da obra para o teatro visual. Guemera, atriz da peça O Rio, explica que o teatro visual trabalha com o hibridismo entre o teatro e as artes plásticas e almeja colocar todos os elementos em par de igualdade.
O teatro vai acontecer no Palco da Medicina às 21h. A classificação é livre e é preciso pegar a senha para esse espetáculo que será distribuída com uma hora de antecedência. São 45 minutos e participam da peça seis pessoas em cena, um diretor e um compositor (a trilha sonora da peça é original).
Pat dos Anjos, assessora de comunicação do FICA, conta que, além de arte a peça a Brava trabalha com sustentabilidade, tendo todo o palco feito com sucata e, na peça O Rio, o grupo é quem produz tudo o que é utilizado, mesmo os bonecos, e sempre se utilizando de materiais simples: papel, madeira e areia.
Toda a programação do FICA pode ser acessada no sitewww.ficaitajuba.com.br. Hoje acontece a Oficina de Curta Metragem no Espaço Livre Ofício, além de A Brava e O Rio, também acontece hoje às 18h a abertura oficial do Não Lugar (Av. BPS 1117), onde acontece o Cinema o Visível e o Invisível.
Hoje sai a seresta de amigos do FICA às 19h do Palco Carneiro, percorrendo a cidade até às 21h. Destacam-se também as atrações Tinha um Drummond no Meio do Caminho, a Performance Pai e Jam Improviso no Não Lugar.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM