Os moradores do final da avenida BPS, no bairro Estiva, estão acompanhando o início da construção de muros de contenção às margens do ribeirão José Pereira. A obra está sendo feita pela Prefeitura de Itajubá, em convênio com o governo do Estado, visando beneficiar uma das comunidades e locais que sofrem com as chuvas. Este ano, no mês de janeiro, parte dos bairros Estiva, Pinheirinho e Centro foram alagados, incluindo o trecho que está recebendo as melhorias. O valor do recurso é de R$ 500 mil e, em contrapartida, o município está disponibilizando alguns materiais e equipamentos.
O serviços estão sendo iniciados pela retirada do excesso de terra, mato e detritos do talude, a beira do ribeirão. Com isto, a calha do José Pereira está sendo alargada, o que dará maior vazão e capacidade de drenagem e escoamento, em caso de fortes chuvas, diminuindo a possibilidade de transbordamento.
O trabalho será realizado por etapas. A primeira delas irá construir os muros de contenção, feito em pedras e tela, nas margens localizadas entre as duas últimas pontes da avenida BPS, após a rua Sérgio de Lima Costa, sentido Centro Administrativo. Depois, outro trecho também receberá a melhoria, entre a Sérgio de Lima Costa e a rua Moisés Louise, próximo à Escola Estadual Antônio Rodrigues D”Oliveira, o Polivalente. A obra totaliza aproximadamente 450 metros ao longo do ribeirão e tem o término da primeira fase previsto para cerca de 60 dias.
Fonte: Secom Itajubá