E já foram iniciadas as visitas técnicas a vários pontos críticos da cidade pela MDN Engenharia e Sistema de Tráfego, empresa paulistana contratada pela Prefeitura de Itajubá para realizar o estudo viário de trânsito e transportes da cidade. Esta semana, o arquiteto Rafael Baldi percorreu vários bairros e o centro da cidade, acompanhado do diretor de Trânsito, Djalma Geraldo. Nesta consultoria, serão investidos R$110 mil por um serviço que irá durar cerca de seis meses.
Entre os pontos críticos já visitados e mapeados estão a rua Vicente Sanches e Joaquim Francisco, no bairro da Varginha; a região das ruas Jorge Braga, Engenheiro Pedro Fonseca Paiva e Luiz Rennó, no Avenida; a rotatória e cruzamento nas proximidades da escola Major João Pereira; a avenida Padre Lourenço da Costa e toda extensão do trecho urbano da BR-459, entre outros locais de tráfego intenso. Ainda, na empresa de transportes coletivo Valônia e no Terminal Rodoviário foram coletadas informações sobre número de usuários, tráfego anual, movimento durante as férias, entre outros dados. Mais tarde, o representante da empresa ainda esteve reunido com membros da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), para ouvir da entidade sugestões para melhoria do tráfego no centro comercial.
Todos os dados coletados nesta e em outras visitas técnicas que serão feitas à cidade serão analisadas para que soluções sejam apresentadas à Prefeitura. O estudo irá atender a uma antiga demanda da cidade, que sofre com o aumento progressivo de veículos e da população ao longo dos anos, sem, no entanto, que qualquer planejamento viário tenha sido feito. Com o levantamento realizado, a empresa irá analisar quais as melhores alternativas para Itajubá ter um trânsito moderno e eficiente, propondo soluções imediatas, e de curto e médio prazos.
A contratação do estudo é mais um compromisso do governo Jorge Renó Mouallem sendo cumprido. “Sempre defendemos a ideia de que não adianta mexer aqui e ali no trânsito. A maneira profissional é fazer um estudo global que apontará, também de maneira global, o que devemos fazer”, disse o prefeito Dr. Jorge.
Fonte: Secom-Itajubá