A cada inicio de temporada, por mais decadente que esteja o time, novas esperanças são criadas na mente dos torcedores com aquela possibilidade do time se encaixar e ser a grande surpresa. Casos de Corinthians, Botafogo e Vasco em 2017. Da mesma maneira alguns clubes iniciam com uma expectativa muito alta em função dos altos investimentos. Casos principalmente de Palmeiras e Cruzeiro que para 2018, já encheram seus torcedores de entusiasmo.
Mas a realidade somente é vista com a bola rolando e na fase de maior exigência que é o campeonato brasileiro. O que tem acontecido é que os campeonatos regionais não são referências para identificar o nível de competitividade dos times (independente de qual seja o estado).
Por falar em campeonatos regionais, quase todos estarão iniciando neste meio de semana. Um calendário absurdo quando analisamos o tempo de preparação que os jogadores estão tendo para sair de uma inercia total de um mês e expondo a riscos de contusões e críticas pelas condições físicas ainda não adequadas.
Um calendário muito mais para atender os interesses de quem banca os campeonatos que são os canais de televisão. Sem querer ser saudosista, já se foi o tempo em que os campeonatos eram idealizados considerando os torcedores de bandeira na mão. Hoje as decisões são tomadas considerando o torcedor do sofá com cerveja e tira gosto na mão.
Pelo menos essa é a minha opinião!