Uma comidaria é um lugar onde se encontra comida. Segundo Natalia Kammer, uma das proprietárias da Comidaria Noz da Terra em Itajubá, em uma comidaria se produz, compra, vende, troca e principalmente se encontra comida. A Comidaria Noz da Terra vem justamente para entender um pouco sobre a gastronomia e, estando dentro do Instituto Mantiqueira de Música e Arte – IMMA, ela vê a comida como uma vertente da cultura, buscando sempre diferenciar os seus pratos.
Para os pratos principais, a comidaria busca uma montagem do lanche e o cliente pode escolher o que quer comer e estarão disponíveis para recheio apenas aquilo que a estação oferece de alimentos, voltando o pensamento também para a questão da safra e origem. O diferencial da Comidaria Noz da Terra é justamente a promoção e valorização do artesanal e da alimentação em si.
A alimentação influencia a vida, emoções e saúde, por isso é necessário escolher os alimentos não apenas pelo quesito nutricional, mas também pelo sabor, origem, preparo e apresentação. O conceito de “comida viva” trata da comida na sua essência, uma comida que não é morta no fogão, que está na forma mais pura possível. A comidaria trabalha com muitos grãos germinados e comida que não é levada ao fogo.
Baseando-se na obra do médico Alberto Gonzalez, a comida viva, preparada pela comidaria tem o poder de remover a acidez do corpo, principal meio de propagação de doenças. A Comidaria Noz da Terra está aberta de segunda a sexta-feira das 16h00 às 21h00. Às sextas-feiras é promovido um movimento cultural com musica ao vivo e chefs convidados. A comidaria se localiza dentro do IMMA à Rua Dr. Xavier Lisboa, 167.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM