Bem, mal comparando, Deus também age assim conosco; aliás, ao invés de riscar o passado, Ele sempre permite que usemos uma nova folha em branco. E reflita comigo se não é maravilhoso podermos confessar os pecados, sermos perdoados por tudo que fizemos de errado e, ainda, escrevermos uma nova história que nos levará à salvação!
Tudo isso só depende de cada um de nós, mas, infelizmente, muita gente diz que acredita em Deus só da boca pra fora, porque na hora de deixar de pecar e aceitar os Mandamentos, prefere continuar repetindo os erros. E – o pior! – deixando de se confessar, a folha de sua vida continuará manchada e será avaliada com fatos condizentes à condenação.
Ainda bem que já queimei uma papelada imensa ao receber Sacramentos nas confissões que fiz. Agora, continuo escrevendo numa folha limpa e espero não sujá-la tão cedo; porém, se isso acontecer, pedirei ao querido Pai uma nova página, prometendo caprichar mais na história que estarei vivendo. Mas é importante lembrar que a falta de perdão já é um pecado!
Ainda refletindo na educação que muitos recebem na escola, contam que um professor pediu aos alunos que trouxessem uma sacola de casa. Depois, mostrando um saco de batatas que se encontrava na sala de aula, solicitou que pegassem uma batata para cada pessoa que os magoou, e algumas sacolas ficaram muito pesadas!
A tarefa seguinte consistia em carregar consigo a sacola durante uma semana para onde quer que fossem. Com o tempo, as batatas foram se deteriorando, ficou incômodo carregá-las o tempo todo e ainda sentir o mau cheiro. Foi assim que os alunos entenderam a lição de que carregar mágoas é tão ruim quanto carregar batatas. Perceberam, também, que perdoar e deixar os ressentimentos irem embora é a única forma de viver em paz e aliviar o peso do sofrimento.
Agora, que tal jogar fora suas ‘batatas’? Não é muito melhor sorrir ao invés de estar triste desejando mal para os outros? Se eu lhe perguntasse se tem experiência em perdoar ou guardar mágoa, tenho certeza que responderia: ‘Sim, já fiz as duas coisas’.
Então, veja se concorda que quase todo mundo: já fez bola de chiclete e lambuzou o rosto; já passou trote por telefone; já raspou o fundo da panela de arroz doce; já escreveu no muro da escola; já sentiu medo do escuro; já gritou de felicidade; já roubou flores num jardim; já chorou por ver amigos partindo; e já descobriu que, apesar de tudo, a vida continua.
Foram tantas coisas iguais guardadas no nosso coração que chegamos à conclusão que não vale a pena deixar de perdoar sabendo que tudo passará com o tempo, queiramos ou não. E assim como há semelhanças entre pessoas, também há diferenças, e quem insiste em guardar mágoa, na verdade tem vergonha de ser igual aos bons e perder a identidade – além de desobedecer a Cristo!
Você sabe por que a maioria das pessoas fracassa em seus sonhos? Não é por falta de capacidade, mas sim por falta de compromisso. O compromisso produz entusiasmo e gera recompensas cada vez maiores. Nada cai do céu de mão beijada! A Bíblia nos diz: “Esforça-te e tem bom ânimo, estou contigo por onde quer que andares” – Josué 1, 6.
Não adianta você ficar sentado esperando um milagre; faça alguma coisa. Lute com a verdade! Reze! Verifique na história da humanidade e conclua que não conhece uma só pessoa que tenha sido vencedora sem ser disciplinada. A disciplina é a chama através da qual o talento se transforma em capacidade.
Roy Smith disse: “Você produzirá muito mais se fizer uso do chicote contra si mesmo”. Isto significa que disciplina com compromisso fará de você o que a maioria das pessoas não poderá ter: sucesso! Quem sabe hoje você precisa tomar esta decisão: romper com tanta coisa que lhe faz mal, fazendo uma limpeza no coração. Deus dá a vara, mas você tem que buscar a isca!
Jogue fora aqueles sentimentos de tristeza, de menosprezo, de mágoa, de ódio, de injustiça contra você. Pare de remoer o passado, de abrir mão do direito de fazer justiça, de colocar diante de Deus sua frustração por não conseguir o que você quer.
Se você caiu, levante-se! Se você perdeu, tente de novo! Nunca é tarde para reconstruir e recomeçar sua vida. Não deixe para amanhã. Decida hoje. Comece hoje. Você vai vencer se souber aliar: perdão, compromisso, verdade, disciplina e oração. Ninguém vai lhe deter!