A Polícia Militar de Meio Ambiente de Pouso Alegre atendendo a denúncia anônima sobre a caça de animais silvestres sem autorização, compareceu ao bairro Paraíso do Rio Verde, no município de São Sebastião da Bela Vista, neste domingo (15) para averiguar o fato.
Chegando ao local, os militares depararam com 04 (quatro) armadilhas (arapucas) armadas e prontas para a captura de animais. Foi feito contato com o proprietário e na presença de testemunhas este autorizou que os policiais fizessem uma vistoria nas dependências do rancho, onde foram encontrados no interior os seguintes materiais: 30 (trinta) redes de nylon totalizando (95 m lineares); 07 (sete) covos de nylon; 03 (três) covos de taquara; 01 (um) jacá; 02 (duas) tarrafas; 01 (uma) rede de arrastão de cordone (3m linear); 01(uma) armadilha para caça de tatu e 12 (doze) pássaros da fauna silvestre brasileira, abatidos e limpos, que estavam armazenados em uma sacola no freezer.
Segundo o autor, ele faz a captura dos pássaros para seu sustento, disse ainda que os pássaros são conhecidos vulgarmente como rolinhas e pombas juriti, e que as capturava utilizando arapucas.
Diante do exposto foi dada voz de prisão em flagrante ao autor, sendo ele conduzido a Delegacia de Polícia Civil de Pouso Alegre, os 12 (doze) pássaros abatidos encontrados foram apreendidos e encaminhados ao IBAMA de Pouso Alegre juntamente com as armadilhas utilizadas na caça para providências subseqüentes. Os apetrechos de pesca foram encaminhados para o IEF.
Em tese o autor infringiu artigo 29 da lei 9605/98, sendo confeccionado auto de infração do SISEMA no valor de R$ 13.159,62 por guardar em sua propriedade aparelhos de pesca de uso proibidos para categoria.
Fonte: 17ª Cia PM Ind MAT