Contrariando a onda de violência que aflige o Brasil, no comparativo levantado pela Polícia Militar sobre índice de criminalidade entre o primeiro semestre (janeiro a julho) de 2015 e o mesmo período de 2015 em Itajubá, o que se pode perceber foi uma baixa geral no número de registros. Foi verificada, no período avaliado, uma diminuição de 9,09% nos registros de crimes, com uma queda de 7,83% nos registros de crimes violentos. O número de crimes onde houve uso de arma de fogo caiu 32,5% enquanto que a apreensão de armas de fogo pela Polícia Militar cresceu em 60%.
Outro dado que chama atenção são os autos de infração de trânsito emitidos. Apenas em 2015, de janeiro a julho, foram 2.235 documentos confeccionados, ou seja, uma média de 319 autos por mês, mais de 10 por dia. Segundo o Comandante da 262ª Companhia de Polícia Militar, Capitão Sérgio de Castro, os números justificam a necessidade de fazer blitz de trânsito diariamente em Itajubá. As infrações são sempre as mesmas, comenta, e condutores inabilitados são comuns nas operações.
É preciso que as pessoas se conscientizem sobre a importância de andar dentro da legislação de trânsito, explica o Capitão Sérgio de Castro. As multas são geradas porque o cidadão estava errado. Muitas são as vezes que o cidadão não aceita a autuação e acaba desacatando o policial. Em outros casos o cidadão chega a oferecer dinheiro para se livrar da multa e acaba preso por corrupção.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM