A situação da economia brasileira é delicada e cabe à população estar atenta aos seus investimentos. Até mesmo investir na poupança deixou de ser uma boa opção, uma vez que agora que ela rende abaixo da inflação. Planejamento tem sido a palavra de ordem de todos os encontros com o colunista e diretor do Dinheirama Online, Conrado Navarro, e agora mais do que nunca se vê a importância de controlar o orçamento e se preparar para situações emergenciais.
Compra-se cada vez menos e paga-se mais no supermercado. O Conexão Itajubá conversou com Conrado Navarro, nosso parceiro e diretor do Dinheirama, que explicou que essa compra do mês é um bom exemplo para se trabalhar a economia, visto que a maioria das famílias tem um orçamento predeterminado para isso. É no supermercado que a dona de casa confere a variação de preço e a conclusão óbvia é que com o mesmo orçamento não se compra mais o mesmo que comprava antes.
Nesse momento a pessoa precisa olhar para o supermercado de maneira mais abrangente, procurando opções que não estavam na tradicional lista de compras. O objetivo é procurar produtos substitutos ou marcas substitutas para aqueles que antes se levava. Outra estratégia que funciona bem é levar a lista para o supermercado e evitar fazer a compra em um momento de emoção. Outra dica é não ir ao supermercado com fome ou com pressa.
Ir no supermercado sob forte emoção, sob estresse, com pressa ou com fome leva a pessoa a gastar muito mais do que ela gastaria se estivesse comprando apenas racionalmente. Esse fenômeno é estudado e a situação é comprovada pela psicologia econômica com diversas pesquisas científicas. Pode parecer pouco, mas faz uma grande diferença no final do mês e esse é um sacrifício temporário, apenas até que se termine a crise.
Mais dicas como essa podem ser encontradas nodinheirama.com. Acesse e confira os últimos artigos financeiros e também entre em contato com Conrado Navarro no site.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM