O Centro de Tratamento Laura Saia Palombo é uma das maiores instituições especialistas de Itajubá e região no tratamento de dependentes químicos. O centro trabalha com já consagrado sistema dos doze passos dos alcoólicos anônimos e dos narcóticos anônimos e atua principalmente na conscientização de que a dependência química é doença progressiva, incurável e fatal.
O coordenador do centro, Gustavo Carvalho, conversou com o Conexão Itajubá sobre o problema das drogas em Itajubá e região, onde, segundo a Polícia Militar, quase 70% dos acontecimentos estão envolvidos com o tráfico. Ele conta que esteve em um simpósio no ano passado, onde o Secretário nacional de Política Antidrogas falou que está acontecendo um fenômeno na população carcerária do Brasil que nunca havia acontecido antes: hoje 90% da população carcerária está ligada diretamente ao uso e venda de drogas.
Gustavo explica que quando se fala de drogas, muitas vezes as pessoas ignoram aquelas que são lícitas, principalmente o álcool. Ele conta que é perceptível como está aumentando a quantidade de pessoas que ficam nas ruas fazendo consumo de bebidas alcoólicas e é claro que nesses locais onde elas se reúnem também estão outras drogas.
Hoje a política de droga que se tem hoje está atrapalhando muito o trabalho das comunidades e clínicas de recuperação. A luta antimanicomial por vezes toma um caráter radical e defende tratamento unicamente ambulatorial, o que muitas vezes não é o suficiente para recuperar aquela pessoa dependente química.
O centro possui uma parceira com a prefeitura para receber jovens usuários de drogas, mas sente uma grande dificuldade de absorver essas pessoas por conta dessa política. Claro que em vários casos um tratamento com medicamentos e oficina é o bastante, no entanto casos mais graves exigem que o indivíduo passe um tempo internado, longe da sociedade. O índice de recuperação de quem passa por todo o tratamento de nove meses e faz a manutenção diária fora do centro é de 40%.
A instituição, que foi inspirada na história de vida de Gustavo e que leva o nome de sua mãe como forma de homenageá-la, busca a recuperação dos dependentes e sua reinserção social. Interessados podem procurar o Centro de Tratamento Laura Saia Palombo através do telefone (35) 3623 5799.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM