A demanda por internet aumentou e consequentemente a capacidade de serviço também, mas por conta se situações de mercado, nos locais onde há maior concentração de população a velocidade é maior. O Coordenador do PROCON Itajubá, Dr. Vinícius Marques, esteve nesta quarta-feira (2) no Conexão Itajubá para falar um pouco sobre a velocidade e custo da internet na cidade, respondendo a uma solicitação do nosso Mural de Recados.
Hoje os grandes conglomerados já iniciam as vendas em 10Mb, enquanto que em Itajubá apenas uma operadora dispõe dessa velocidade em uma parte bem pequena da cidade. Segundo o Dr. Vinícius essa questão diz respeito ao mercado e concorrência. “Onde há um número maior de usuários, há uma concentração maior de concorrência e aí eles vão oferecer uma maior banda para se navegar”, explica.
O Estado Brasileiro demorou a regulamentar a questão da qualidade da banda larga no Brasil. Respondendo sobre a má qualidade dos serviços prestados, o Dr. Vinícius explica que como estamos em um país de dimensões continentais, as empresas, por questão de custos, não estavam investindo no interior. Por isso houve a necessidade de regulamentação, mas isso veio tardiamente principalmente por conta dos eventos da Copa e Olimpíadas.
A qualidade melhorou, mas a quantidade de usuários aumentou de maneira muito mais rápida e os problemas continuam com relação à internet e sinal dos telefones móveis. A ANATEL criou ou índices de qualidade e está fiscalizando as operadoras maiores, com mais de 60 mil assinantes. Isso está funcionando, mas ainda não se chegou ao ideal.
As reclamações podem ser encaminhadas ao PROCON que possui um banco de dados relacionados a essas reclamações específicas e que é usado pela própria ANATEL para controlar as regiões com mais problemas relacionados à banda larga.
O PROCON também está desenvolvendo o Projeto Vitrine Legal, um programa estadual de fiscalização lançado em fevereiro e que trata a exigência de que lojas e comércios exibam preços de produtos e serviços em suas vitrines a fim de informar melhor aos consumidores. O objetivo dela é garantir aos mineiros o direito básico à informação. Várias ações serão realizadas em março, mês do consumidor e a fase de fiscalização se estenderá até meados de abril.
Mais informações na CDL ou no próprio PROCON pelo telefone (35) 3692 1761 ou (35) 3692 1804, falar com setor de fiscalização.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM