A Copa do Brasil inicia nesta quarta feira com representantes de todos os estados. Do mais forte ao mais humilde, do mais rico ao mais pobre, do mais conhecido ao mais obscuro.
Neste torneio teremos a chance de conhecer times desconhecidos e ver alguns bons nomes surgirem na competição.
É o maior campeonato com 80 clubes que terá duração de 10 meses e acabará somente no dia 25 de novembro.A Copa do Brasil ocupa o segundo lugar na preferência do torcedor brasileiro e é o caminho mais curto para disputar a tão desejada Copa Libertadores da América.
Como o futebol no Brasil sempre foi utilizado politicamente para manter dirigentes no poder, a Copa foi idealizada em 1989 pela CBF a fim de dar uma espécie de consolo para as federações de estados com menor tradição futebolística que haviam ficado de fora pela reformulação do campeonato Brasileiro que ficou apenas com a elite do futebol, restringindo a possibilidade de times de menor expressão e investimentos disputarem um campeonato nacional.
Este torneio tem se mantido com uma boa média de público, principalmente pelo modelo de disputa onde todos os jogos são decisões no estilo “mata-mata”.
Este foi mais um jeitinho político brasileiro, mas que desta vez parece que deu certo.
Pelo menos essa é a minha opinião!