No Sul de Minas o mercado, principalmente na indústria, foi bastante afetado pela atual crise econômica no Brasil. O professor Juvêncio Junior comenta que alguns indicadores da Confederação nacional da indústria e do FMI mostram que a indústria vem retraindo no país e isso se confirma em números. Já esperada uma retração do PIB de 1,2%.
É importante perceber que a população tem um papel muito importante neste cenário, ela não deve parar de consumir, mas sim praticar um consumo consciente, que irá ajudar a economia e não acabará a afetando de maneira negativa. Recessões são comuns e fazem parte de um ciclo, de maneira que grandes empresários já estavam preparados para isso. Na região o as empresas ficam à deriva, esperando pela decisão do Governo e das grandes empresas.
É verdade que algumas grandes empresas de Itajubá já promoveram demissões ou fecharam suas filiais no município, no entanto a situação que estava bastante ruim está se estabilizando. O pessimismo exagerado não é bom para a economia. A orientação é racionalizar, mas não parar o consumo.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM