O Cats (Curso Assistencial Theodomiro Santiago) empossou na noite desta quinta-feira, dia 19, a Diretoria 2012 que dará continuidade aos trabalhos desenvolvidos ao longo deste ano. O prefeito de Itajubá, Dr. Jorge Renó Mouallem, esteve presente à cerimônia, prestigiando os jovens que irão assumir a responsabilidade de coordenar um projeto social de extrema importância para Itajubá e que está comemorando dez anos de fundação.
O Cats é encabeçado por estudantes da Universidade Federal de Itajubá, Unifei, através de outros projetos também desenvolvidos, como a Aiesec e a Unifei Jr. O presidente do cursinho e diretor executivo, Weligton Gomes Batista, também ex-aluno do cursinho assistencial, proferiu suas palavras ao público, lembrando a todos da competência dos voluntários que trabalham para que o projeto não acabe, e também enfatizou a importância da educação na vida de cada aluno que o Cats atende. Ao final da cerimônia, o grupo de teatro VirAção, da cidade de Piranguinho, apresentou uma peça sobre a importância do trabalho voluntariado.
Também estiveram presentes à cerimônia: o pró-reitor de Cultura e Extensão da Unifei, Paulo Roberto Labegalini; o coordenador do CATS e professor da Unifei, Antônio Carlos Zambroni de Souza e o secretário de Esporte e Lazer, Amauri Simões.
O que é o Cats?
É um curso pré-vestibular voltado para alunos que estão concluindo ou já concluíram o 3º ano do Ensino Médio. O curso tem por finalidade preparar estes alunos para o pré-vestibular, uma vez que os mesmos não possuem condições financeiras de custear um cursinho convencional, sendo o Cats um curso assistencial. As aulas são ministradas por alunos da Unifei, na própria universidade, de segunda a sábado, além de aulas diárias de monitoria.
O projeto Cats (Curso Assistencial Theodomiro Santiago) foi inaugurado em 2003, coordenado por alunos da Unifei, seguindo o modelo do cursinho assistencial de São José dos Campos-SP. Atualmente, o Cats possui 55 voluntários e atende em média 100 alunos a cada ano.
Fonte: Secom Itajubá