Unidade também ganhou uma sala da OAB, cujo objetivo é proporcionar uma estrutura adequada aos advogados que atendem os detentosLívia MachadoNúcleo de Assistência às Famílias foi inaugurado em Pouso AlegreNúcleo de Assistência às Famílias foi inaugurado em Pouso Alegre
Os familiares dos detentos do Presídio de Pouso Alegre, na região Sul de Minas Gerais, ganharam, nesta quinta-feira (1º), um núcleo de atendimento, serviços e informações, que funcionará na sede da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, no Centro da cidade. Denominado como Núcleo de Assistência às Famílias (NAF), o espaço funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, fornecendo gratuitamente e com agilidade serviços relacionados ao sistema prisional e informações gerais, garantindo mais conforto no atendimento aos parentes de presos.
Pouso Alegre é a primeira cidade do interior do Estado a contar com um espaço destinado, especificamente, para esse tipo de atendimento. No NAF os familiares poderão fazer credenciamentos e agendamentos para visita social e íntima a presos, solicitar o auxílio-reclusão e também o atestado carcerário, documento no qual constam informações sobre a conduta do detento e que é exigido para o pedido de saída provisória ou progressão de regime. Além da recepção e sala de atendimento, uma “brinquedoteca” estará disponível para os filhos dos detentos que forem até o local.
O Núcleo de Assistência às Famílias visa reduzir, gradativamente, o número de pessoas na porta de unidades prisionais, proporcionando mais conforto para esposas, maridos, filhos e demais parentes que buscam informações e acesso a diferentes serviços. A localização do NAF, no centro da cidade, também facilita o acesso ao local e, consequentemente, aos serviços prestados. “Saímos de um sistema muito ruim e, nesse momento, vejo que estamos em busca da excelência”, disse o subsecretário de Administração Prisional, Murilo Andrade de Oliveira, ao lembrar a história do sistema prisional em Pouso Alegre.
O prefeito Agnaldo Perugini ressaltou os benefícios do núcleo aos familiares dos detentos. “O NAF é muito importante, porque vai evitar que eles tenham que vir até aqui, na unidade prisional. Os familiares serão atendidos em uma casa bonita, com uma sala individual e os filhos e netos terão um lugar para brincar”.
Inaugurações
Durante a solenidade, também foi inaugurado um pavilhão destinado aos presos que cumprem pena no regime aberto. O local tem capacidade para 100 detentos, sendo 60 homens e 40 mulheres, e foi construído com recursos repassados à unidade pela Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) do município. A partir da próxima semana, os presos já começarão a ocupar o novo espaço.
Também foi feita a instalação da unidade da fábrica de móveis Summer Brazil dentro do presídio, o que dá oportunidade a 18 detentos de trabalharem enquanto cumprem pena. Pela atividade, eles recebem ¾ do salário mínimo, cesta básica e remição de pena – a cada três dias trabalhados, um a menos no cumprimento da sentença.
De acordo com o diretor-geral Leandro Francisco Pereira, essa não é a única iniciativa de humanização da unidade prisional. Atualmente, há 105 presos trabalhando em variadas atividades, como fabricação de blocos, lingeries, móveis em fibra, jardinagem e 81 detentos estudam na Escola Estadual Presidente Bernardes, que tem o segundo endereço dentro do presídio.
O Presídio de Pouso Alegre também ganhou, nesta quinta-feira, uma sala da OAB, cujo objetivo é proporcionar uma estrutura adequada aos advogados que atendem os detentos da unidade.
Fonte: Agência Minas