No dia 19 de novembro comemora-se o Dia da Bandeira do Brasil. A bandeira foi adotada pelo decreto nº 4 no dia 19 de novembro de 1889, logo após a Proclamação da República. Com o fim do período Imperial, a bandeira que representava o império foi substituída através do decreto preparado por Benjamin Constant, membro do governo provisório.
Conforme conta o Tenente-Coronel Gilberto da Cás, a ideia de representar o país através de uma bandeira surgiu com o Império Romano, que hasteava a própria bandeira em cada nação conquistada, simbolizando que o império estava presente. O Brasil possui quatro símbolos nacionais, a Bandeira, o Selo Nacional, o Brasão das Armas e o Hino Nacional.
A simbologia das cores não está definida no decreto que institui o símbolo. Antes disso, a bandeira já possuía um formato parecido, onde o verde representava a casa de Dom Pedro e o Amarelo a casa de D. Leopoldina. No centro havia o brasão de Dom Pedro, substituído pelo círculo azul, representando o céu do dia 15 de novembro, e os dizeres “Ordem e Progresso”, um lema positivista do filósofo francês Augusto Comte. As estrelas simbolizam os 26 Estados e Distrito Federal.
Algumas constelações estão nas estrelas da Bandeira Nacional, a mais conhecida é o Cruzeiro do Sul, onde as cinco estrelas representam São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia. Na constelação de escorpião está presentado o Nordeste no lado direito. No lado esquerdo da bandeira há outras constelações: Cão Menor, Cão Maior, Triangulo Astral e outras. A estrela acima dos dizeres “Ordem e Progresso” não representa o Distrito Federal, como muitos imaginam, representa o Estado do Pará, na época, com a única capital acima da linha do equador.
A substituição da bandeira imperial por uma bandeira republicana representa as mudanças que o Brasil passava naquele momento: mudanças na forma de governo e de governar, do regime imperial para uma república federativa. Além disso, a nova bandeira representava a simbologia que estava agregada ao regime republicano, como a ideia de um Estado-nação, o patriotismo e o surgimento do sentimento nacionalista.
Todos os batalhões em todas as Federações farão neste 19 de novembro a solenidade de homenagem à bandeira. Essa solenidade acontecerá no mesmo horário em que foi realizada a primeira delas, ao meio-dia. Toda a comunidade está convidada para participar desse importante ato cívico.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM