A Junta Administrativa de Recursos de inflações – JARI é um órgão responsável pelo julgamento das autuações de competência de um município. O diretor do JARI Itajubá, Wilson Farias, conta que no final de 2012 foram feitas solicitações ao DENATRAN para que o trânsito de Itajubá fosse municipalizado e no final de 2013, com a mudança de gestão, foi feito o andamento desse processo, dando plenos poderes ao departamento de transito para confeccionar a AIT e plenos poderes para a Guarda Municipal, juntamente com a Polícia Militar para que fizessem as autuações. Com isso o município também precisava oferecer ao cidadão o direito de plena defesa, sendo criado o JARI.
Na notificação de autuação existe um prazo de recurso, ou seja, até aquela data o cidadão pode ele mesmo, sem necessidade de advogado, preencher os documentos necessários para impetrar o recurso no JARI. A pessoa que mudar de endereço precisa tomar cuidado pois a partir da emissão da notificação o prazo para recurso já começa a contar, explica Wilson.
Questionado sobre a Zona Azul a ser implantada em Itajubá, o diretor do JARI explica que está em fase de cadastramento da documentação e empresas que irão participar. As vagas já estão sendo marcadas em branco, uma determinação para que a Zona Azul aconteça em breve.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM