Este é um dos tópicos do curso de alfabetização GMP.
Desde 1972 pesquiso dobre Dislexia.
Dislexia é um transtorno que reflete diretamente na leitura, escrita, soletração e interpretação.
É hereditário e acarreta grande atraso na aprendizagem.
Só conseguimos detectar, quando se inicia a alfabetização, pois o aluno não acompanha a classe e o seu comportamento é comprometido e sua alto estima é muito abalada.
Ele não consegue aprender a ler pois tem muita dificuldade em memorizar, de ter atenção por maior espaço de tempo,de decorar seqüências tanto lógicas ou como um simples poema. É desorganizado, não rima, não copia corretamente do quadro e até do próprio caderno. Possui disgrafia, que vem a ser, letra horrível. Tem dificuldades em desenhar, de cantar e de gostar da escola e de livros impressos.
O Disléxico é inteligente, é um ser normal. Muitos deles possuem um grau elevado de inteligência e eles somente são Disléxicos. Serão sempre. Mas aprenderão conviver com a dislexia e poderão sem dúvida, um dia, mostrar ao mundo que são ilustres cidadãos.
É claro que vai depender da sociedade onde vivem e freqüentam. Se eles tiverem pais leitores e interessados no bem estar dos filhos, estes sem dúvida, terão sucesso na vida.
O disléxico tem o seu tempo próprio de aprender e isso varia de um para outro. Ele aprenderá sem dúvida, mas o apoio terá que ser constante em sua vida escolar.
O professor terá que saber que tem aluno disléxico na sala. Tem que saber atendê-lo pedagogicamente. Tem que estar a par da lei que protege um aluno com necessidade especial, isto é fundamental. A escola tem que estar preparada para identificar e aceitar alunos disléxicos.
Geralmente é a professora de alfabetização que detecta um aluno com dislexia. Ela encaminha para a pedagoga da escola que irá atender este aluno e encaminhá-lo para uma equipe multidisciplinar. Esta equipe é de um neurologista, fonoaudiólogo, psicólogo. Juntamente com a pedagoga irão poder diagnosticar como dislexia ou não. (hoje já podemos contar com psicopedagogia)
Outros tipos de transtornos podem possuir os mesmos caracteres da dislexia. Por isso o detectado dever passar por uma equipe que realmente possa elaborar uma dinâmica real para o sucesso do aluno.
A dislexia acompanha o adulto mesmo não tendo passado por algum tratamento diferenciado. Por este motivo temos hoje, jovens e adolescentes que não admiram a leitura ou mesmo não lêem *nada*.
Mais informações daremos pelo site se for necessário e também através de uma palestra a ser realizada em breve e notificada neste site. Só necessitamos de saber o número de pessoas interessadas, para que possamos adquirir um espaço apropriado.
Será gratuita e com certificado de presença.
*Fazer um dislexo ler… é realizar sonhos.* Vamos realizar.