E lá chegando, deu um lindo sorriso quando a atendente veio dizer que seu quarto estava pronto. Enquanto ela manobrava o andador em direção ao elevador, a moça fez uma descrição do minúsculo quartinho, inclusive das cortinas floridas que enfeitavam a janela. Dona Cacilda a interrompeu com o entusiasmo de uma garotinha que acabava de ganhar um filhotinho de cachorro:
– Ah, eu adoro essas cortinas!
– Mas, a senhora ainda nem viu o quarto!
– Isso não tem nada a ver; felicidade é algo que você decide por princípio. Se gostarei ou não, não depende de como a mobília estará arrumada. Dependerá de como eu preparo minha expectativa, e já resolvi que vou adorar! É uma decisão que tomo todo dia quando acordo; sabe, eu posso passar o dia inteiro na cama, contando as dificuldades que tenho em certas partes do meu corpo que não funcionam bem, ou posso levantar agradecendo pelas outras partes que ainda me obedecem.
– Simples assim? – questionou a moça.
– Nem tanto, isso é para quem tem autocontrole. Exigiu de mim certo treino pelos anos afora, mas é bom saber que ainda posso dirigir meus pensamentos e escolher os sentimentos.
Chegando ao quarto, calmamente a senhora continuou:
– Cada dia é um presente de Deus e, enquanto meus olhos se abrirem, vou focalizar as lembranças alegres que guardei para esta época da vida. A velhice é como uma conta bancária: você só retira aquilo que guardou. Então, meu conselho para você é depositar um monte de felicidades na sua ‘conta de lembranças’. Como vê, eu ainda continuo investindo e acredito que, por mais complexa que seja a vida, sábio é quem a simplifica.
Depois, pediu para a atendente ler em seu caderninho a mensagem: ‘como manter-se jovem’. Estava escrito:
1. Deixe fora os números que não são essenciais. Isso inclui a idade, o peso e a altura. Permita que os médicos se preocupem com isso.
2. Mantenha só os amigos divertidos. Os depressivos puxam você para baixo.
3. Aprenda sempre mais sobre artes, jardinagem, o que quer que seja. Não deixe que o cérebro se torne preguiçoso. Uma mente preguiçosa é como a velha oficina do alemão. E o nome do alemão é ‘Alzheimer’!
4. Aprecie as pequenas coisas. Um dia, elas serão grandes em sua vida.
5. Ria muitas vezes durante muito tempo. E se tiver um amigo que a faça rir, passe mais tempo com ele também.
6. Quando as lágrimas aparecerem, aguente e supere. A única pessoa que fica consigo toda a vida é você mesma. Viva enquanto estiver viva!
7. Rodeie-se das coisas que ama, quer sejam: a família, animais, plantas, hobbies, tudo que lhe dá prazer.
8. Tome cuidado com a sua saúde. Se for boa, mantenha-a. Se for instável, melhore-a. Se não consegue melhorá-la, procure ajuda.
9. Não faça viagens nostálgicas. Essas não ajudam você buscar a felicidade.
10. Diga às pessoas que as ama a cada oportunidade. Nada vale a pena se não tocarmos o coração de alguém.
Segunda: Oito da noite numa avenida movimentada e o casal já estava atrasado para jantar na casa de amigos. O endereço era novo e ela consultou o mapa da cidade antes de sair da sua residência. Ele conduzia o carro e a esposa o orientava: pediu para que virasse na próxima rua à esquerda. Ele tinha certeza que era à direita e ameaçou uma discussão com ela.
Percebendo que além de atrasados poderiam ficar mal-humorados, a mulher deixou que ele decidisse. Então, o marido virou à direita e viu que estava enganado. Embora com dificuldade, admitiu o erro e fez o retorno. Ela sorriu e disse que não havia nenhum problema se chegassem alguns minutos mais tarde, mas ele ainda provocou:
– Se tinha tanta certeza que eu estava indo pelo caminho errado, devia ter insistido um pouco mais, como sempre faz!
– Entre ter razão e ser feliz, prefiro agora ser feliz. Estávamos à beira de uma discussão e, se eu insistisse mais, teríamos estragado a noite – respondeu ela.
Pois bem, estas histórias abordam a busca da felicidade. Na primeira, a senhora idosa, mesmo sozinha neste mundo, não desistiu de ter paz e alegria a cada dia. Na segunda, a esposa mostrou que quando um não quer dois não brigam. São exemplos de pessoas sensatas e mensageiras do amor.
É importante lembrar que, ao sermos provados, sempre há duas alternativas: desesperar ou continuar sereno e feliz. Antes de decidir, tenha certeza que Deus sabe o que faz!