O Plantão Econômico tem por objetivo mostrar para as pessoas através de uma ferramenta de mensuração, o econômetro, cinco dimensões da economia: renda, emprego, inflação, contas públicas e comércio exterior. A situação é medida em cores: azul quando estiver tudo bem, verde quando estiver bom, amarelo quando a situação for preocupante, laranja é muito preocupante e vermelho, muito ruim.
Segundo o economista o que mais surpreende neste começo de 2015 é a velocidade com que a situação da economia vem e deteriorando. O ano se iniciou com uma avaliação justa, com a economia no amarelo, mas tendendo para o laranja. Já se sabia que a situação não era a pior possível, mas ainda sim era preocupante e de fato na última medição o econômetro já está no laranja com tendência para o vermelho.
Todas as dimensões apresentaram piora desde a última medição. Até mesmo o emprego que antes estava no verde, agora caminha para o amarelo e com sinal de alerta, já que o quadro de empregos no país está se deteriorando rapidamente. O que acontece é que a taxa de desemprego no brasil, comparando com outras economias, é relativamente baixa, entretanto os demais indicadores que compõe o emprego, como número de vagas criadas no mercado, estão em situação bastante preocupante. A renda foi para o laranja, conforme previsto e as previsões de mercado pioraram muito.
O aumentos dos custos, puxado pelo aumento dos combustíveis e da energia elétrica, somado a uma demanda inexistente pressiona a indústria e a coloca em posição bastante difícil, além de alimentar a inflação que o Governo luta tanto para controlar. Até agora a inflação tem sido combatida através do controle da demanda, mas agora que ela cessou é preciso fazer de outra maneira. Até mesmo o setor externo que tinha tendência de melhora por conta da alta do dólar acabou piorando.