O edital para inscrições no Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) já está disponível no site da Prefeitura Municipal de Itajubá. Será a primeira vez que a cidade terá um conselho para tratar do tema, que será escolhido por meio de um processo eleitoral.
Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECUT), o Conselho terá a função de elaborar, acompanhar, fiscalizar e avaliar as políticas públicas de cultura, que foram determinados no Plano Municipal de Cultura. O Conselho deve ser composto por representantes da sociedade dos mais diversos segmentos artísticos e culturais (Artes Visuais, Instituições Culturais, Associação, Literatura, Novas Mídias, Música, Canto Coral, Artes Cênicas, Juventude e Coletivos Culturais, Arte e Cultura Religiosa, Cultura Popular e Folclore, Cultura Afro Brasileira, Indígena e Étnica, Produtores e Gestores Culturais, Artesanato). Os conselheiros terão mandato de dois anos nas 28 vagas para os membros, o Poder Público terá direito há uma das vagas.
As inscrições são necessárias tanto para quem tem interesse em ser conselheiro, como para quem deseja ser eleitor, para isso, basta que se faça a inscrição no site. Após a inscrição é necessário apresentar o formulário de cadastro do Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais (SMIIC), o comprovante de residência em Itajubá, o formulário de inscrição devidamente preenchido, indicando um único segmento cultural que deseja representar, declaração de não ocupar cargo público de provimento em comissão ou função gratificada na administração pública de Itajubá, currículo e portfólio que ateste a atuação no segmento artístico e cultural em que atua.
As empresas, com ou sem fins lucrativos, que exerçam atividades culturais na cidade também podem participar. A eleição dos conselheiros será realizada no dia 3 de março, no Museu Wenceslau Brás. O credenciamento começará às 18h30. O resultado da eleição será divulgado logo após o término da apuração.Inscrições e maiores informações no edital.
Conselho Municipal de Política Culturalclique aqui.
Fonte: SECOM