A partir desta segunda-feira (28), representantes das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) participam de um curso que pretende sensibilizar e disseminar a cultura e a prática de mediação no ambiente escolar. O curso, que será oferecido até a próxima sexta-feira (2), é uma adaptação das técnicas de Mediação de Conflitos à realidade escolar, havendo, por exemplo, conteúdos relacionados à prática do bullying e aos direitos humanos para crianças e adolescentes.
Com a capacitação, os 35 educadores indicados pelas SREs se tornarão multiplicadores dessa ação e poderão repassar, por meio de oficinas, palestras e grupos de trabalho, os conhecimentos adquiridos no encontro para as escolas pertencentes a suas jurisdições. No curso, que é oferecido pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), os educadores terão uma disciplina que tem por objetivo a elaboração de projetos que possam orientar as pessoas que queiram aprimorar ou construir projetos específicos de mediação escolar.
O curso terá aulas teóricas e práticas, com o objetivo de compreender os princípios e técnicas de Mediação de Conflitos e propor a elaboração de ações e propostas voltadas à Mediação Escolar. Haverá, por exemplo, palestras e oficinas sobre o estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e sobre os diversos aspectos do bullying.
Essá é a segunda turma que participa do curso de mediação escolar este ano. Na última semana, cerca de 30 educadores, também indicados pelas SREs, participaram da capacitação.
Histórico
O Curso de Mediação Escolar é a uma ação resultante das discussões realizadas no Grupo de Trabalho Intersetorial para o enfrentamento das condições geradoras de violência nas escolas, formado, no início deste ano, por representantes das secretarias de Estado de Educação (SEE), de Defesa Social (Seds) e de Desenvolvimento Social (Sedese), entre outros órgãos do Governo de Minas. A comissão teve como objetivo discutir medidas intersetoriais destinadas à identificação, prevenção e enfrentamento de fatores geradores de violência nas escolas estaduais.
Fonte: Agência Minas