A 14ª Semana Global do Empreendedorismo (SGE), maior evento mundial de mobilização empreendedora, está com inscrições abertas para centenas de atividades gratuitas de capacitação e orientação que serão promovidas, em todo país, entre os dias 8 e 14 de novembro. O Sebrae coordena a SGE no Brasil e vai oferecer cursos, seminários, palestras, oficinas e outras ações, presenciais e on-line, com a expectativa de atender milhares de pessoas, especialmente as que começaram a empreender durante a pandemia, movidas pela necessidade. Informações e inscrições pelo site empreendedorismo.org.br
O tema geral da SGE 2021 é Empreendedorismo e inclusão no contexto pós-pandemia. As ações do Sebrae na SGE priorizam, nesse sentido, a disseminação de conhecimentos nas áreas de educação empreendedora, inovação, marketing e vendas, digitalização, acesso a crédito e gestão financeira, entre outros assuntos alinhados a uma nova realidade imposta pela pandemia.
De acordo com a Global Entrepreneurchip Monitor (GEM) 2020, principal pesquisa sobre empreendedorismo no mundo, o número de empreendedores em estágio inicial no Brasil alcançou a maior taxa dos últimos 18 anos (23,4%), somando 32,6 milhões de pessoas. Metade desses novos empreendedores abriu o negócio por necessidade. “Os novos empreendedores, principalmente os mais vulneráveis, como as mulheres e os jovens entre 18 e 24 anos, de baixa renda e escolaridade, são os que precisam de maior atenção. Por isso, eles estão sendo priorizados na programação da SGE deste ano”, destaca Marden Magalhães, diretor de Operações do Sebrae Minas.
A GEM 2020 mostra que seis em cada 10 empreendedores com mais de 3,5 anos de atuação, que encerraram suas atividades durante a pandemia, são mulheres. Ainda segundo a pesquisa, no ano passado houve uma queda drástica no número de empreendedores no Brasil: de 53,4 milhões, em 2019, para 44 milhões em 2020.
“Praticamente 10 milhões de pessoas desistiram de seus negócios ou da ideia de empreender nesse período, o que é muito preocupante”, reforça Magalhães. “A SGE ganha um caráter ainda mais importante nesse contexto, extrapolando sua vertente educacional e se consolidando como um importante espaço para o debate de políticas públicas que ajudem a promover o empreendedorismo e os pequenos negócios no Brasil”, completa.
Relevância
Por conta da importância do empreendedorismo para o desenvolvimento socioeconômico, a SGE passou a integrar, em abril deste ano, o calendário nacional de eventos, conforme prevê a Lei 14.135.
De acordo com a legislação, os objetivos da Semana Global do Empreendedorismo são:
Desenvolver, em todo o território nacional, palestras, debates, seminários e outros eventos e atividades, com vistas a fortalecer e a disseminar a cultura empreendedora no País; estimular a criação e a divulgação de políticas públicas que busquem promover melhorias no ambiente empreendedor brasileiro;
Apoiar as atividades lideradas e desenvolvidas por organizações da sociedade civil em prol de um Brasil mais empreendedor.
Sobre a SGE
A SGE foi criada em 2007 pelo ex-primeiro-ministro britânico Gordon Brown e pelo presidente da Kauffman Foundation, Carl Schramm, com o objetivo de fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender. O movimento é realizado simultaneamente em mais de 180 países. Desde 2018 o Sebrae lidera a SGE no Brasil e conta com o apoio de instituições que compõem o Conselho da Semana Global: Aliança Empreendedora, Anjos do Brasil, Anprotec, Artemisia, Brasil Junior, CONAJE, Endeavor e Junior Achievement.