Lavras/MG (21/09/08) – Aconteceu no último dia 19, na cidade de Poços de Caldas/MG, o IV Encontro de Comandantes da 6ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais (6ª RPM) e do Comando de Policiamento do Interior -1 (CPI-1), da Polícia Militar do Estado de São Paulo. O evento teve como objetivo central a discussão e avaliação dos resultados operacionais obtidos pelas duas polícias militares na divisa dos Estados, além da troca de experiências.
Além da presença dos comandantes de Unidades Operacionais da 6ª RPM e CPI-1, participaram da reunião o Comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Hélio dos Santos Júnior, oficiais do Estado-Maior da corporação mineira, além dos comandantes dos Comandos de Policiamento do Interior 2 e 9, do Estado de São Paulo, coronéis Almir Gonçalves Albuquerque e Alaor José Gasparoto, que pela primeira vez participaram do encontro.
Os comandantes da 6ª RPM e CPI-1, coronéis Márcio Martins Sant”Ana e Sérgio Teixeira Alves, apresentaram os excelentes resultados obtidos pelas regiões de polícia militar mineira e paulista no combate a criminalidade, após o processo de integração e troca de informações desencadeado pelos dois comandos. Também foram temas de discussão durante o encontro a experiência paulista em intervenção em presídio, apresentada pelo Tenente Coronel Luis Augusto Guimarães da PMESP (vídeo), o programa do Governo do Estado de Minas Gerais intitulado Cinturão de Segurança Pública, prelecionado pelo Tenente Coronel Wilson Gomes da Silva Júnior do Estado Maior da PM de Minas, e ainda, o tema Experiências de Serviço de Inteligência, discorrido pelo major Diovany Ribeiro, da 6ª RPM.
Em suas palavra de encerramento o comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Júnior, enalteceu a iniciativa da 6ª RPM e do CPI-1, e reforçou a importância da troca de informação e de experiências entre as PMs, principalmente entre aquelas que possuem divisa entre si. Os comandante do CPI-2 e CPI-9, coronéis Albuquerque e Alaor, afirmaram que doravante suas regiões também irão aderir a integração com a 6ª RPM e CPI-1.
Com aumento da adesão ao programa Divisa Integrada pelas duas novas regiões paulistas, o quinto encontro deverá ocorrer no início de dezembro em solo paulista. Enquanto isso, a 6ª RPM estará elaborando um projeto em conjunto com o CPI-1, com objetivo de submete-lo a Secretaria Nacional de Segurança Pública, visando obter recursos para realização de cursos e operações integradas no ano de 2009.
A 5ª Companhia de Polícia Militar Independente, na cidade de Itajubá, possui 16 cidades em sua área de Responsabilidade, sendo que 08 delas fazem divisa com o Estado de São Paulo, compondo o Cinturão de Segurança Pública.
Nestas cidades há um reforço de viaturas, equipamentos e armamentos para o enfrentamento da criminalidade e para operações voltadas à proteção destas regiões.
Fonte: PM