Com uma ampla área de atuação, que vai desde a área rural até os segmentos industriais como mineração, alimentos e construção civil, a Engenharia de Segurança do Trabalho atua principalmente na prevenção de acidentes.
A preocupação com a segurança das empresas é uma crescente no país e no mundo e a Engenharia de Segurança no Trabalho é uma das responsáveis pela redução dos acidentes em obras e instalações. Por este motivo o mercado de trabalho para os profissionais desta área é menos impactado com a crise de desemprego que o país vive.
“Mesmo com a atual crise a Segurança do Trabalho é uma área que ainda consegue andar com as suas próprias pernas. Hoje a área de segurança é fundamental nas empresas e também para os profissionais de Engenharia este é um acréscimo no currículo”, afirma Thales Berti, gestor do curso de pós-graduação Engenharia de Segurança do Trabalho.
O especialista ainda comenta que a preocupação das empresas atualmente é tão grande que, além dos projetos de prevenção, muitas empresas também desenvolvem treinamentos especializados para todos os profissionais abordando a importância da segurança no ambiente de trabalho.
O curso pode ser cursado por profissionais cadastrados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), sejam eles agrônomos ou engenheiros. Em Itajubá, este curso é oferecido pela Fepi há mais de 10 anos. As aulas acontecem quinzenalmente e o curso tem duração de 24 meses. Mais informações em: http://www.fepi.br/cursos/pos_graduacao
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM