A equipe GnORANGE, do Curso G9, intensificou o treinamento para a Fase Nacional do Torneio de Robótica, que será realizado em São Paulo, nos dias 3 e 4 de março. As atividades de pesquisa e preparação do robô começaram antes mesmo do início do ano letivo. “Estamos muito animados”, diz uma das integrantes do grupo, Lara Bourdon de Souza, aluna do 6º ano do Ensino Fundamental II.
A última atividade realizada pelo grupo aconteceu no sábado, dia 11, quando tiveram um dia todo para receber orientações do jovem Eduardo Almeida de Oliveira, de 18 anos. Natural de Santos (SP), ele integrou a equipe Mandrak Reborn, que disputou a fase internacional da competição. “Foi uma experiência única. Aprendi muito com as outras equipes. No torneio, adquiri muito conhecimento prático e aprendi a ser mais preciso e eficiente nas tarefas”, explica.
Eduardo Oliveira conta que gosta muito de ajudar as equipes que estão em preparação para o Torneio Nacional. Ele confessa, porém, que gostaria mesmo era de poder participar, mas não pode mais por causa da idade. “Ajudar as equipes é uma forma de me manter em contato com a robótica”, completou. O encontro com os membros da GnORANGE aconteceu no G9.
Além do treinamento com o santista, a equipe também visitou uma plantação de batata em Maria da Fé, onde pôde acompanhar a colheita, o ensacamento e a transformação em produto final ao consumidor. A batata é o tema de pesquisa da GnORANGE. Isso porque a etapa brasileira, como as demais, é composta por quatro itens de avaliação: Missões (disputa de robôs na arena); Projeto do Robô; Projeto de Pesquisa e Trabalho em Equipe. Todos têm o mesmo peso na contagem dos pontos.
A GnORANGE conquistou a classificação para a Fase Nacional ao garantir a terceira colocação no 2º Torneio Mineiro de Robótica, realizado nos dias 29 e 30 de outubro do ano passado, em Itajubá. A competição reuniu 30 equipes, de todas as regiões de Minas, no Ginásio Poliesportivo da Unifei (Universidade Federal de Itajubá). A equipe conquistou ainda, pelo segundo ano consecutivo, o título de Melhor Torcida, formada por pais, mães e amigos dos integrantes do grupo.
O torneio de robótica é organizado mundialmente pela ONG FIRST (For Inspiration and Recongnition of Science and Tecnhology ou Para a Inspiração e o Reconhecimento da Ciência e Tecnologia) em parceria com a Lego Education no Brasil. O estadual contou com a participação da AMEducação Soluções Educacionais.
Fonte: Contexto