No Espaço Quanta desta semana, o assunto abordado pelo consultor Hector Gustavo Arango, diretor da Quanta HPDA Consultoria, será a previdência. O tema volta a ser centro das atenções da mídia e dos brasileiros uma vez que essa semana o Governo sinalizou de maneira um pouco mais clara quais são seus objetivos. Muita coisa já estava sendo prevista e comentada, mas agora existe um conjunto de medidas bem definidas que determinarão o futuro dos brasileiros na aposentadoria.
A idade mínima fixada em 65 anos, por exemplo, está confirmada, mas as medidas não devem começar a vigorar tão cedo. Ainda é preciso que a emenda seja votada e dependendo da velocidade da tramitação pode levar até um ano para que ele comece efetivamente a valer.
Uma regra de transição também foi proposta para adequar aquelas pessoas que estão perto da aposentadoria, ou seja, mulheres acima de 45 anos de idade e homens acima de 50 anos.
Com as mudanças a pessoa terá que ter 49 anos de contribuição para chegar aos 100% do valor da aposentadoria, o que corresponderia à contribuição média ao longo de toda uma vida. Isso significa que existem dois problemas: quando o cidadão se aposenta e o valor do benefício final.
Mais informações e consultoria com a Quanta HPDA através do e-mail[email protected]ou telefone (35) 9 8804 3970.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM