As mudanças no Simples Nacional tiveram início em 2016 e em 2018 serão implementadas a maior parte das alterações. Uma das mudanças mais significativas, segundo o professor de Ciências contábeis da FACESM, Denílson Silva é na faixa de faturamento para enquadramento no Simples que passou de 3,6 milhões de reais anuais para 4,8 milhões em 2018. Já a MEI passou de 60 mil reais anuais para 81 mil reais este ano. O problema maior, alerta Denílson é que a opção pelo regime contábil precisa ser feita no mês de Janeiro e a o que for escolhido a partir do planejamento de cada empresa é válido para o ano todo e o prazo para a escolha encerra dia 31.
A forma de cálculo também mudou. Para a coordenadora de Ciências Contábeis da FACESM, Gleicilene Siqueira de Melo, é fundamental que a empresa esteja com uma boa assessoria contábil para que possa fazer um bom planejamento e tomar a decisão correta.
A FACESM presta esclarecimentos sobre as mudanças através do telefone 35 36295700 e disponibilza informações sobre os cursos de pós-graduação, cujas inscrições estão abertas.
Assista ao vídeo com detalhes da matéria.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM