Com as obras de construção da nova planta industrial a todo o vapor, a expansão da Helibras já atrai novas empresas, fornecedoras de produtos da nova linha de aeronaves. A Secretaria de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio já vem recebendo visitas de representantes de empresas de várias partes do país e do exterior. Aqui, eles querem conhecer a estrutura da cidade e as condições que o município oferece para fortalecer e fomentar a instalação das novas companhias.
O protocolo de intenções de expansão da fábrica foi assinado pela Eurocopter – controladora da Helibras, o governo de Minas Gerais – um dos acionistas da empresa, o governo federal, a Unifei e a Prefeitura. Nele, o prefeito Jorge Renó Mouallem se compromete a ser parceiro em todas as situações possíveis de competência do município para viabilizar a implantação na cidade do segundo polo aeronáutico do país. Incentivos fiscais, subvenções econômicas por meio do pagamento de aluguel, doação ou cessão de terrenos e imóveis são as principais demandas.
“Temos um ótimo arcabouço legal para incentivo para as empresas e estamos também estruturando a Vila Empresarial, que é um belo espaço para assentarmos estas novas fornecedoras. São cerca de 40 lotes de 1.500 a 2.000 m2 e o projeto está em fase de elaboração do EIA/ RIMA (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental), sem o qual não se pode urbanizar a área”, declarou a secretária de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio, Leandra Machado Santos.
Aeroporto
Outro item acordado no protocolo de intenções e que vem sendo cumprido pelo Governo do Estado é a implantação do aeroporto itajubense. Técnicos da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e do 3º Comar (Comando Aéreo Regional) já visitaram e aprovaram uma área localizada no bairro Rancho Grande. O local já passou por sondagens e está agora por fase de análise do estudo geológico para elaboração do projeto de engenharia.
Fonte: Secom-Itajubá